23 março 2010

MARVÃO - 5ª QUINZENA GASTRONÓMICA DO CABRITO E DO BORREGO


15 dias de puro prazer: em Marvão, de 27 de Março a 11 de Abril de 2010

O Município de Marvão organiza a 5.ª edição da já conhecida Quinzena Gastronómica dedicada ao Cabrito e ao Borrego e que decorre durante a Páscoa.
Nos 13 restaurantes aderentes poderá degustar as melhores e mais ricas receitas de borrego e cabrito com o objectivo de deliciar os que consigo vão sentar-se para uma refeição pascal.

Tendo a tradição portuguesa sempre na sua base, e a culinária Marvanense no seu complemento, as sugestões vão desde as mais tradicionais às mais imaginativas: costeletas de borrego com ervas aromáticas; chanfana de cabrito; ensopado de borrego; cachafrito de cabrito; borrego no forno….

O borrego e o cabrito encontram-se no topo da lista de alimentos para esta quadra. A carne de cabrito, por exemplo, possui menos 40% de gordura saturada que a carne de frango sem pele. Este valor ascende a percentagens impressionantes quando comparado com a carne de vaca (-850%) e com a de porco (-1.100%).

Embora não seja tão magra como a do cabrito, a carne de borrego é muito apreciada. Em Marvão é sobretudo na Páscoa que o consumo aumenta, fruto de uma tradição que se mantém à mesa.

Do programa da abertura da 5.ª Quinzena, que será no dia 27 de Março, está previsto, pelas 11h00, na Estação dos Caminhos-de-Ferro de Beirã-Marvão, uma degustação dos melhores vinhos produzidos no Concelho de Marvão. Pelas 19h30 decorrerá o jantar à base de pratos regionais, sendo o cabrito o destaque da ementa. Já às 22h00 realizar-se-á uma Festa dos Anos 70, 80 e 90, terminando-se o dia a recordar os melhores temas musicais destas décadas.




Sem comentários: