09 outubro 2008

Homenagem a João Silva...

Quero aqui deixar uma nota sobre a Homenagem ao fotógrafo João Silva, autor de 80 mil negativos que constituem grande parte do espólio fotográfico da CGTP-IN.

Neste sentido, transcrevo o texto que serve de "Nota Introdutória" ao livro "Rocha Chenaider", da sua autoria.
...
"Uma justa homenagem

A obra que agora lançamos representa uma justa homenagem da CGTP-IN, e dos colegas que com ele tiveram o privilégio de trabalhar, ao João Silva, repórter fotográfico da CGTP-IN entre 1979 e 2007.
O conjunto de textos que a compõem são o resultado de uma selecção de muitos outros que o João um dia deixou na CGTP-IN e alguns a que tivemos acesso através da sua família. A sua organização nos nove capítulos em que se encontra estruturada a obra é da nossa responsabilidade e procurou, sobretudo, destacar a variedade e riqueza de experiências de que as respectivas histórias de vida são o testemunho.

O homem tem momentos sublimes de enamoramento, por uma pessoa, uma ocupação, pela vida. João Silva consegue transmitir esse enamoramento constante nas suas palavras, nos seus gestos, em cada expressão do seu rosto. E a força e vivacidade desses momentos são visíveis nas pessoas que o rodeiam e acarinham, reflectem-se na sua boa disposição, no sorriso, às vezes gargalhada, no semblante melancólico ou nostálgico, enfim, nas mais variadas emoções que as multifacetadas histórias do João conseguem despoletar nos seus interlocutores.
E a natureza da escrita que caracteriza estes textos é, necessariamente, o reflexo dessa faceta de um sedutor contador de histórias. Trata-se, portanto, de uma escrita com a marca da oralidade que precedeu o seu registo, uma escrita escorreita, acessível, viva e que, à medida que nos conduz pelos mais diversos percursos, nos presenteia, nos recompensa, com os odores, o colorido, os sons de uma Alfama dos anos vinte e trinta, de uma África entre os anos cinquenta e setenta, com as peripécias nos bastidores do cinema português das décadas de trinta e quarenta do século passado, as afoitas tentativas de fuga das prisões por onde passou e as “coisas da tropa”, enfim, com o humor, a ironia e a sensibilidade que pontuam estes relatos e caracterizam o seu autor.

Uma última nota sobre o trabalho que queda por fazer quanto à preservação da memória daqueles camaradas que trabalharam na CGTP-IN e no Movimento Sindical Unitário, em geral, e aqueles que a coordenaram a sua actividade ao longo destes anos de história. A edição deste livro representa para a CGTP-IN um importante compromisso face ao trabalho de preservação e valorização da sua memória. Entendemo-lo como uma espécie de “alavanca”, recuperando a designação do jornal produzido pela CGTP-IN logo a partir de 1974 e para o qual também contribuiu, com o seu labor empenhado e incansável, o João Silva.

A todos quantos contribuíram para a concretização desta homenagem, saudando, em particular, a família do João, o nosso reconhecido agradecimento.

Fernando Gomes
Departamento de Cultura e Tempos Livres
CGTP-IN"


Sem comentários: