18 maio 2016

Actividade da Comissão Trabalhadores do Grupo Pestana Pousadas (2)

Aqui deixo notícia publicada no Blogue da Comissão de Trabalhadores do Grupo Pestana Pousadas:


Reunião dos trabalhadores da Pousada Palácio do Freixo com a Comissão de Trabalhadores


Numa reunião que decorreu em várias fases, a Comissão de Trabalhadores do Grupo Pestana Pousadas esteve reunida com os trabalhadores e trabalhadoras da Pousada Palácio do Freixo.

Em discussão, esteve a precariedade, onde se constatou a existência de cerca 17 trabalhadores em situação de vinculo precário, o que consideramos um excesso face ao quadro de pessoal necessário ao funcionamento da Pousada. Esta realidade não motiva os trabalhadores pelo que é preciso inverter esta actuação e integrar nos quadros da Pousada o maior número trabalhadores possível.

Outro ponto em discussão esteve relacionado com o assédio moral e a sua caracterização. Reafirmamos sobre esta questão a importância da denúncia de todas as situações de assédio, pressão, perseguição, ameaças, que coloquem em causa a integridade física e psíquica dos trabalhadores.

Sobre o banco de horas, também abordado, e tendo em conta a não informação aos trabalhadores sobre as horas que são contabilizadas, reafirmamos que esta prática é ilegal e que deve ser abolida pela empresa. Os trabalhadores, ao abrigo do Acordo de Empresa, devem exigir o pagamento dos feriados, folgas trabalhadas e horas extraordinárias.

Sobre estas e outras matérias abordadas com os trabalhadores será marcada reunião, a decorrer em Junho, com a Administração do GPP.

Sem comentários: