26 julho 2013

Intervenção na apresentação dos candidatos do Partido Socialista aos órgãos autárquicos do Concelho de Marvão como mandatário

Caro Miguel Laranjeiro,
Secretário Nacional para a organização do PS
Luís Testa,
Presidente da Federação Portalegre do PS
António Miranda,
Secretário Coordenador da Secção de Marvão do Partido Socialista
Caro António Canedo Berenguel
Candidato a Presidente da Assembleia Municipal
Carlos Castelinho
Candidato a Presidente da Câmara


Caros amigos e camaradas,

A nossa presença aqui hoje tem um significado muito especial para muitos de nós. Depois de um processo eleitoral altamente participado e diversificado em 2009, as forças políticas e muitas das pessoas dos movimentos que então participaram nas eleições souberam encontrar um caminho comum, em torno do Partido Socialista, mas mantendo as ideias e princípios de participação cívica e política que então estiveram na sua origem.

É por isso que gostava desde já de saudar quem há 4 anos protagonizou estas candidaturas e através deles todos os candidatos e candidatas. O Nuno Lopes pelo Partido Socialista; a Madalena Tavares pelo movimento “Juntos por Marvão” e por intermédio da Jesus Garcia e Tiago Pereira saudar as pessoas do Movimento por Marvão.

Este projecto que hoje aqui apresentamos a todos e a todas é a consequência da responsabilidade, do enorme amor que todos e todas nutrimos pela nossa terra, pelo nosso concelho.

Ultrapassámos as diferenças e estamos aqui hoje para construir o futuro e mudar a história do nosso concelho.

Sabemos as responsabilidades acrescidas que esta convergência nos traz, mas os problemas que ainda afectam o Concelho de Marvão, o medo que continua instalado nas pessoas pelo receio desta Câmara liderada pelo PSD e por Victor Frutuoso as prejudicar é tanto, que é preciso colocar fim a esta governação que amedronta e é incompetente.

Neste trabalho de convergência fomos ao encontro de quem melhor poderia interpretar o espirito de unidade, responsabilidade, vontade de trabalhar, experiencia e juventude, candidatos com reconhecido mérito no desempenho de funções autárquicas ou nas suas profissões. Renovaremos profundamente as listas.

Queremos novos intérpretes que coloquem os interesses da população em primeiro lugar em detrimento dos interesses particulares ou de grupos.

Queremos dar voz através do nosso trabalho às pessoas, aos habitantes do nosso concelho, ouvir e resolver os seus problemas, construir dinâmicas que ajudem a criar emprego, a fixar os jovens no concelho mas também a acolher de forma digna quem escolhe o nosso concelho para viver e investir.

Queremos dar aos nossos idosos, que ao longo de anos contribuíram para o desenvolvimento do nosso concelho, condições para que tenham uma velhice activa e com qualidade.

É por isto e muito mais que aqui estamos!

O Tiago Pereira, nosso Director de Campanha, já aqui apresentou os nossos principais candidatos mas permitam-me que vos volte a fazer algumas considerações:

Silvestre Mangerona Andrade. Todos e todas o conhecemos. Sabemos da sua proximidade às pessoas reconhecida pelo trabalho desenvolvido ao longo de vários anos como vereador e acreditamos que a sua acção honrará o trabalho que o nosso Presidente Junta Santo António das Areias, José Luís Andrade, desenvolveu ao longo dos últimos 12 anos, que aproveito para homenagear.

José Vaz. Freguesia da Beirã. (Domingos Nunes e João Viegas) A sua candidatura é uma grande aposta. A competência com que sempre desempenhou as suas funções profissionais, mesmo que alguns de nós possam não ter gostado, são garantia de competência e honestidade no exercício das funções, que estou certo exercerá, de Presidente Junta, sempre ao serviço da sua população.

E porque dizem que as candidaturas nunca apostam nos jovens, aqui estamos nós para contrariar…

Joaquim Jorge Dias. Freguesia de São Salvador da Aramenha. (Vera Fonseca e João Amador) Tenho a certeza que não virará a cara à luta e que a sua candidatura é uma mais valia para este projecto de mudança.

Sandra da Paz. Freguesia Santa Maria de Marvão. (Dionísio Gomes e Manuel Casimiro Martins). Uma lutadora. Conhecemos a sua dedicação aos Bombeiros. Meteu mãos na recolha de assinaturas contra o encerramento da estação de correios de Marvão. Merece ser a primeira mulher a ser presidente da Junta de Santa Maria.

Como podem verificar, a experiencia de vida ou autárquica alia-se à juventude. É fundamental que se criem novas dinâmicas. Para isso é preciso inovar e renovar. Temos candidatos para ganhar as eleições em todas as freguesias. Tenho portanto a certeza que estas equipas trabalharão por muitos anos em prol das suas populações. Porque é esse o objectivo da actividade política. Melhorar as condições de vida das pessoas.


Caros amigos e amigas,

Apresentados que estão os nossos candidatos às assembleias de Freguesia quero agora dizer-vos algumas palavras sobre os nossos candidatos à Assembleia Municipal e Câmara Municipal de Marvão.

António Canêdo Berenguel. 58 anos de idade. Residente há vários anos no Concelho de Marvão. Advogado.

Presidente da Delegação de Portalegre da Ordem dos Advogados e do Agrupamento de Delegações de Portalegre da Ordem dos Advogados e Conselheiro da Caixa de Previdência dos Advogados e Solicitadores.

A sua experiência profissional e competência são garantia de que será um grande Presidente da Assembleia Municipal. A sua presença na actividade do Município marcará a diferença com a realidade que temos actualmente.

Carlos Castelinho. 46 anos. Durante treze anos, entre 1998 e 2011, exerceu funções na direcção da Escola da Portagem, quatro anos como vice-presidente, oito anos como presidente do conselho executivo e administrativo e, no ano lectivo 2010/2011, a convite da Direcção Regional de Educação do Alentejo, liderou a equipa que constituiu a comissão administrativa instaladora do Agrupamento de Escolas do Concelho de Marvão.

Gerador de consensos. Defensor do trabalho em equipa. É o candidato da convergência e do consenso estabelecido entre o Partido Socialista e as pessoas do movimento “Juntos por Marvão” e do Movimento por Marvão que participam nesta candidatura.

Ao aceitar este projecto fê-lo, tal como o disse, com a convicção de que “estão reunidas as condições para apresentar um projecto mobilizador que vá de encontro às reais necessidades da população”

Referia-se à candidatura que hoje aqui apresentamos e ao programa eleitoral que será apresentado oportunamente.

Uma candidatura e um projecto para dar voz a Marvão. Para desenvolver Marvão. Um projecto para transformar o concelho Marvão numa terra próspera e desenvolvida.

Estamos aqui por Marvão!

Viva Marvão!
26 Julho 2013, Salão Nobre, 18:30 horas

Fernando Gomes
Mandatário Político da Candidatura
e
Pedro Silvério
Mandatário Financeiro da Candidatura

Sem comentários: