11 novembro 2012

Pré-Aviso de Greve Geral da CGTP-IN abrange todos os que trabalham em Portugal


Todos podem fazer Greve Geral

O pré-aviso da CGTP-IN que declara a Greve Geral para 14 de Novembro, sob a forma de uma paralisação total do trabalho em todo o território nacional e durante todo o período de funcionamento correspondente àquele dia, foi entregue no dia 22 Outubro de 2012 no Ministério da Economia.

São abrangidos pelo pré-aviso da CGTP-IN todos os trabalhadores e trabalhadoras que trabalham em Portugal, de todos os sectores de actividade, privados e públicos, independentemente da natureza do vínculo laboral que detenham e do facto de serem ou não sindicalizados.


São objectivos principais da Greve Geral:

A resolução dos problemas dos trabalhadores, o desenvolvimento do País e a defesa da Soberania Nacional.

Acabar com as políticas recessivas que são a causa do retrocesso económico e do aumento da exploração, do desemprego e empobrecimento dos trabalhadores.

Pôr termo ao programa de agressão contra os trabalhadores e o povo, exigindo a renegociação da dívida, dos prazos e do juros.

Impedir a diminuição brutal dos rendimentos do trabalho e da protecção social dos trabalhadores e pensionistas, que constam das medidas inscritas no OE em discussão na A. R e que visam o aumento brutal dos impostos a pagar pelos trabalhadores e reformados e a destruição das funções sociais do Estado.

Defender os direitos laborais e sociais consagrados na contratação colectiva.

Combater o aumento dos horários e a desregulamentação do trabalho.

Adoptar um programa de desenvolvimento dirigido ao investimento, prioritariamente, no sector produtivo.

Defender as propostas da CGTP-IN relativas ao aumento das receitas para o Estado, através da taxação aos grandes grupos económicos e financeiros, e diminuição da despesa do Estado, através do combate aos privilégios concedidos a esses grupos.

Exigir um programa de emergência de combate ao desemprego.

Aumentar os salários, incluindo a actualização do salário mínimo nacional.

Aumentar o valor das pensões de reforma, bem como as prestações e apoios sociais.

Sem comentários: