25 janeiro 2010

Abertura do Fórum Social Mundial 2010, na Usina do Gasômetro, em Porto Alegre...

Logo pela manhã, e após longa espera para a acreditação, ainda assisti a uma pequena parte do Seminário de abertura, que decorreu na Usina do Gasômetro em Porto Alegre, com o tema "Fórum Social Mundial: dez anos depois, desafios e propostas para um outro mundo possível".

Tem sido em torno do FSM que sindicatos, partidos de esquerda e movimentos sociais se tem congregado em torno de ideias e princípios comuns, mas cujos resultados tardam em aparecer à escala global.




2 comentários:

Marta Luísa Curto disse...

Usina do Gasômetro ... belo nome. O Manuel Carvalho da Silva e o Florival Lança já por aí andaram a correr ... quem sabe te inspires neles. Bjo grande

Fernando disse...

É verdade. Creio que em 2003. Mas não tenho ténis para seguir o exemplo... Sigo o exemplo do trabalho.
Lembro-me que depois cada um de nós foi para uma iniciativa. Eu fui para uma mesa de debate sobre sindicalismo organizada pela CES, onde estava a nossa actual Ministra do Trabalho, Maria Helena André, e fiz uma intervenção sobre o código do trabalho dessa época, mas ela já tinha saído, e não me ouviu a criticar as práticas da UGT em Portugal nessa altura.

Ele há recordações...