13 setembro 2008

Passeando por Vilnius - Lituânia...


Com um tempo chuvoso, pois ainda nem vi o sol, em Vilnius, tive hoje oportunidade de passear pela cidade enquanto me deslocava para o restaurante onde as delegações presentes no seminário internacional iriam jantar.

Uma cidade interessante, com imensas obras, onde se nota uma certa prosperidade, talvez com apoio dos fundos comunitários que devido a adesão a UE tem agora direito.

Um parque automóvel de fazer inveja. Em poucos metros quadrados 5 limusinas que se alugam a hora.

As cadeias das marcas mais "chiques" de vestuário e calcado. Centros comerciais que rivalizam com os nossos.

Enfim! Um país que evolui, numa zona da Europa que acordou para o desenvolvimento enquanto Portugal parece adormecido, ou como alguém dizia, em coma profundo.

Tenho pena de não poder ilustrar com fotografias mas só quando chegar a Portugal as poderei colocar.


2 comentários:

Anónimo disse...

Grande sortudo.
Que inveja, pois, gostava muito de visitar as capitais dos países de leste.

beijos

Vera Assis Fernandes disse...

Ola Fernando,

Acho optimo que escrevas os teus relatos das tuas viagens e experiencias. No entanto, penso que este da Lituania, nao e de todo louvavel, pois desenvolvimento socio-politico-economico-cultural nao tem de todo a ver com o parque automovel de um pais, nem com o numero de limousines, lojas de luxo ou os melhores centros comerciais... alias, esses sao pontos bem fracos e que mostram o contrario. Por exemplo, o parque autmovel portugues e bem melhor que o dinamarques ou o britanico ou ate mesmo o suico ou alemao, no entanto temos a ideia que estes paises estao melhor a nivel socio-politico-economico-cultural. Os unicos mercedes que vi em Copenhaga, eram os taxis, a maioria das pessoas anda de transporte publico ou bicicleta.

Estou a falar mesmo no precorrer estes paises de N-S-E-O, nao ves a densidade de mercedes, BMW's, Audis, modelos topo de gama daquela ou outra marca, e casao com motores de tamanhos completamente contraditorios ao problema global que enfrentamos relativo ao petroleo e ambiente, que ves em Portugal quando guias de N-S-E-O!!!!

Beijos&Abracos