Com um tempo chuvoso, pois ainda nem vi o sol, em Vilnius, tive hoje oportunidade de passear pela cidade enquanto me deslocava para o restaurante onde as delegações presentes no seminário internacional iriam jantar.
Uma cidade interessante, com imensas obras, onde se nota uma certa prosperidade, talvez com apoio dos fundos comunitários que devido a adesão a UE tem agora direito.
Um parque automóvel de fazer inveja. Em poucos metros quadrados 5 limusinas que se alugam a hora.
As cadeias das marcas mais "chiques" de vestuário e calcado. Centros comerciais que rivalizam com os nossos.
Enfim! Um país que evolui, numa zona da Europa que acordou para o desenvolvimento enquanto Portugal parece adormecido, ou como alguém dizia, em coma profundo.
Tenho pena de não poder ilustrar com fotografias mas só quando chegar a Portugal as poderei colocar.
2 comentários:
Grande sortudo.
Que inveja, pois, gostava muito de visitar as capitais dos países de leste.
beijos
Ola Fernando,
Acho optimo que escrevas os teus relatos das tuas viagens e experiencias. No entanto, penso que este da Lituania, nao e de todo louvavel, pois desenvolvimento socio-politico-economico-cultural nao tem de todo a ver com o parque automovel de um pais, nem com o numero de limousines, lojas de luxo ou os melhores centros comerciais... alias, esses sao pontos bem fracos e que mostram o contrario. Por exemplo, o parque autmovel portugues e bem melhor que o dinamarques ou o britanico ou ate mesmo o suico ou alemao, no entanto temos a ideia que estes paises estao melhor a nivel socio-politico-economico-cultural. Os unicos mercedes que vi em Copenhaga, eram os taxis, a maioria das pessoas anda de transporte publico ou bicicleta.
Estou a falar mesmo no precorrer estes paises de N-S-E-O, nao ves a densidade de mercedes, BMW's, Audis, modelos topo de gama daquela ou outra marca, e casao com motores de tamanhos completamente contraditorios ao problema global que enfrentamos relativo ao petroleo e ambiente, que ves em Portugal quando guias de N-S-E-O!!!!
Beijos&Abracos
Enviar um comentário