14 outubro 2017

Participação no seminário sobre avaliação de riscos para todas as idades

Participei no passado dia 12 de Outubro no seminário sobre avaliação de riscos para todas as idades que se realizou no auditório da Biblioteca Municipal de Castelo Branco.

Este seminário insere-se nas iniciativas do Ponto Focal Nacional da Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho, com sede em Bilbao, de cujo Conselho de Administração faço parte, em representação da CGTP-IN e dos trabalhadores Portugueses.

Para além de participar no debate sobre boas práticas apresentadas para um trabalho mais seguro e saudável em qualquer idade, fiz uma intervenção na sessão de encerramento.

Na intervenção que fiz realcei a importância da prevenção em segurança e saúde no trabalho como a melhor forma de combater os riscos profissionais e evitar os acidentes e doenças profissionais.

Salientei também que é altura de passar das acções de sensibilização para a criminalização dos empregadores reincidentes em relação aos acidentes, especialmente, os que dão origem a mortes nos locais de trabalho.

Abordei ainda a necessidade das empresas olharem para as medidas de prevenção, não como um custo, mas sim como um investimento, reduzindo o absentismo que resulta da ausência dos trabalhadores dos locais de trabalho em função de doenças e acidentes de trabalho.
Emília Telo (Coordenadora Ponto Focal Agência Bilbao) e Fernando Gomes (Comissão Executiva da CGTP-IN)

Sem comentários: