26 janeiro 2016

APRESENTAÇÃO DO LIVRO DE FRANCISCO CANAIS ROCHA

No mês em que Francisco Canais Rocha celebraria 86 anos, a CGTP-IN homenageia o combatente antifascista, dinamizador da luta sindical e primeiro Coordenador da CGTP-IN, após o 25 de Abril de 1974.

Sindicalista empenhado na construção e afirmação do projecto sindical da CGTP-IN, Francisco Canais Rocha teve uma forte participação na vida associativa local e uma importante actividade como historiador do Movimento Operário e Sindical.

Neste quadro, a CGTP-IN lançará, no próximo dia 28, no auditório da Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes, em Torres Novas, cidade em que nasceu Canais Rocha, o seu livro intitulado Perfeito de Carvalho: um sindicalista da Primeira República (1908-1922).

Francisco Perfeito de Carvalho (1893-1958), tipógrafo de profissão, surge na actividade sindical com 15 anos e nela se destacaria como um dos mais destacados sindicalistas da Primeira República. Autodidacta e personagem multifacetada, Perfeito de Carvalho não foi apenas um destacado sindicalista dos gráficos, mas também uma figura de relevo do jornalismo, da cultura operária e da política neste período (1908-1922).

Sem comentários: