10 julho 2015

Partido Socialista denuncia compadrio no CLDS em Marvão. Mais um tacho para militante do PSD

Aqui deixo comunicado da Concelhia de Marvão do Partido Socialista:

"A Concelhia de Marvão do Partido Socialista vem a público denunciar a forma como foi designada a Coordenação do futuro Contrato Local de Desenvolvimento Social de 3ª Geração, projecto de 3 anos, que poderá ter um investimento de 450 mil euros. Esta imposição teve lugar na reunião de dia 8 de Julho do CLAS (Conselho Local de Acção Social) de Marvão, quando os parceiros naquele órgão apresentaram outra proposta que foi rejeitada sem fundamento legal.

A Reunião do CLAS que tinha como pontos da Ordem de Trabalhos: a criação da parceria do Contrato Local de Desenvolvimento Social, escolha da Entidade Gestora, e por fim da Coordenação Técnica, ficou marcada pela imposição de uma militante do PSD para estas funções, Esmeralda de Fátima Caldeira Rato. Se este deveria ser apenas um processo técnico, com base na concertação com as várias Instituições que fazem parte do CLAS de Marvão, tornou-se num caso político pela imposição de uma militante activa do PSD, facto que o Partido Socialista de Marvão lamenta e do qual vai pedir explicações.

Quando se fala em “imposição” é a verdade dos factos! Vários parceiros do CLAS de Marvão apresentaram outra pessoa para estas funções, uma pessoa com raízes em Marvão, sem quaisquer ligações partidárias, com experiência nestes projectos e que está neste momento desempregada. Este que é um cargo importante na definição do Contrato Local de Desenvolvimento  Social de Marvão de 3ª Geração, que tem remuneração de técnico superior e com a duração de 3 anos.

Quando o PS fala em imposição e favorecimento partidário resulta da recusa de votação entre as duas técnicas, com base na exclusão da alternativa apresentada segundo o n.º 1 do art.º 11 da Portaria 179-B de 17 de Junho de 2015. Este argumento foi usado de forma manipuladora pela Dra. Eunice Gueifão, representante da Segurança Social, que utilizou um excerto da legislação para defender esta tese “experiência na coordenação e na dinamização de parcerias”. Pois bem, esta responsável da Segurança Social esqueceu-se de ler este artigo até ao fim “experiência na coordenação e na dinamização de parcerias, reconhecida por parte dos atores locais” e havia pelo menos 3 Instituições que reconheciam na alternativa apresentada estas mesmas competências. Aqui o procedimento mais claro e transparente seria colocar à votação as duas propostas para a coordenação técnica, o que não aconteceu dado que o compadrio com os responsáveis do PSD local e distrital estava feito.

O Partido Socialista de Marvão vai naturalmente pedir explicações na Câmara e Assembleia Municipal de Marvão, ao Centro Distrital da Segurança Social e IEFP de Portalegre, e exorta também para que estes responsáveis venham dar explicações à população de Marvão, nem que em última instância o façam como responsáveis do PSD.

Em política não pode valer tudo. Nada nos move contra pessoas, o que nos move é o interesse público, o bem comum."

Marvão, 9 de Julho de 2015

A Concelhia de Marvão do Partido Socialista

Sem comentários: