20 abril 2015

CONFERÊNCIA INTERNACIONAL, A EUROPA NO INÍCIO DE UM NOVO CICLO - PERSPECTIVAS PARA A INTERVENÇÃO SINDICAL

Está a decorrer em Lisboa a Conferência Internacional "A Europa no início de um novo ciclo - Perspectivas para a intervenção sindical" organizada pela Fundação Friedrich Ebert e a Revista Finisterra.

A sessão de abertura contou com a presença de Carlos Silva da UGT, Fernando Gomes da Corrente Sindical Socialista da CGTP e Fernando Pereira Marques da Revista Finisterra.

No primeiro painel "Recuos e avanços na defesa do Modelo Social Europeu", com moderação de Vivalda Silva do STAD, contou com a intervenção de Maria Jepsen do Instituto Sindical Europeu, Stefano Giubboni da Universidade de Perugia e  Maria da Paz Campos Lima do Instituto Universitário de Lisboa. 

O painel 2 decorre neste momento "Elementos para uma contra-ofensiva: Quais são as prioridades? 
Os oradores são Hermes Augusto Costa da Universidade de Coimbra, Rui Riso do Sindicato dos Bancários do Sul e Ilhas e Carlos Trindade da Corrente Sindical Socialista da CGTP. 
A moderação está a cargo de Clara Quental do Sindicato dos Bancários do Norte. 

A sessão de encerramento estará a cargo de Reinhard Naumann da Fundação Friedrich Ebert, Carlos Trindade e Carlos Silva. 

Esta Conferência visa fazer um balanço dos desenvolvimentos recentes e discutir formas de o movimento sindical reconquistar terreno perdido. Quais devem ser as prioridades para reforçar o estado social e os direitos dos trabalhadores.  

Sem comentários: