15 setembro 2014

35 ANOS DO SERVIÇO NACIONAL DE SAÚDE (1979-2014)

Assinala-se hoje, 15 de Setembro de 2014, o 35.º aniversário do SNS-Serviço Nacional de Saúde.

Instituído pela Lei n.º 56/79, de 15 de Setembro, o SNS criou uma rede de órgãos e serviços prestadores de cuidados de saúde a toda a população, através da qual o Estado salvaguarda o direito à protecção da saúde. O acesso é garantido a todos os cidadãos, independentemente da sua condição económica e social.

A criação do SNS está associada a um Governo de coligação liderado pelo Partido Socialista cujo Ministro era António Arnaut, ainda hoje conhecido como o pai do Serviço Nacional de Saúde.

Como referia António Arnaut por ocasião do 30.º aniversário, em 2009, "Há 30 anos, 90% das unidades e dos profissionais de saúde estavam no Litoral, 80% dos quais em Lisboa, Porto e Coimbra, e o resto do País era uma mancha negra que não tinha nada, a não ser as misericórdias e um ou outro médico".

Como sabemos, esta é uma das principais componentes do Estado Social, construído após o 25 de Abril, que este Governo neoliberal do PSD/CDS está a destruir.

Cabe-nos a nós a defesa intransigente do Serviço Nacional de Saúde. Por isso reafirmo, é melhor acabarmos com este Governo do PSD/CDS antes que este "desgoverno" acabe com o País.
Fotografia © Carlos Jorge Monteiro/Global Imagens

Sem comentários: