23 abril 2014

Em reunião do Conselho de Administração do IEFP: Informação mensal do mercado de emprego

A propaganda do governo fascista do PSD/CDS tem passado para a sociedade a diminuição do desemprego como um feito assinalável da sua governação.

A seguir, os papagaios do costume, replicam a mensagem transformando uma mentira numa verdade conveniente.

Nada melhor do que analisar os dados e perceber que infelizmente a diminuição se dá devido às medidas de apoio do IEFP, que não são empregos, são programas para amortecer as consequências do desemprego.

Vejamos então os dados:

No final de Março de 2014 havia 689.825 desempregados registados nos centros de emprego do IEFP, uma diminuição de 6,1% face ao mês homólogo e de 1,6% face ao mês anterior.

Se juntarmos os 161.371 desempregados ocupados (em contractos emprego-inserção, estágios e formação profissional), o desemprego chega a 851.196 indivíduos, mais 23.095 (+2,8%) que há um ano.
Dados do desemprego registado e desempregados ocupados

E mesmo este número está aquém da verdadeira dimensão do desemprego pois não inclui os desempregados desencorajados e os desempregados sem acesso a prestações de desemprego (mais de metade) que já nem se inscrevem nos centros de emprego, nem tão pouco a emigração que está a aumentar, ultrapassando os níveis da década de 60 do séc. XX.

Em 2011 e 2012 saíram do país mais de 220 mil portugueses por motivo de emigração, aos quais se juntaram mais 100 mil em 2013.

Deu para perceber a mentira que nos querem vender?

É preciso acabar com este governo do PSD/CDS que destrói pessoas, famílias e o país.

Sem comentários: