26 junho 2013

EM REUNIÃO DO CONSELHO ADMINISTRAÇÃO DO IEFP

Na reunião mensal do Conselho de Administração do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) onde agora se discute a informação sobre o mercado de emprego e o flagelo do desemprego.
 
Em Maio o desemprego registado voltou a aumentar face ao ano anterior, sendo de 703.205 desempregados a nível nacional, mais 9,7% que no mês homólogo. Houve uma diminuição de 3,5% face a Março, mas não parece consistente (razões deverão ser: o aumento dos desempregados abrangidos em medidas de emprego e formação, mas também o não haver incentivo à inscrição no centro de emprego e a emigração).
 
De facto, se os 106.983 ocupados em medidas de emprego e formação fossem considerados desempregados pelo IEFP, o desemprego registado saltaria para 810.188 pessoas, número ainda assim menor que o apurado pelo INE no 1º trimestre do ano (mais de 952 mil desempregados).
 
O IEFP recorre cada vez mais a estas medidas, sem que o desemprego baixe. No espaço de um ano o número de ocupados aumentou 55,5% a nível nacional, ou seja, mais 34.186).
 
No continente o número de ocupados foi de 102.328 (mais 53,5% que há um ano). A maioria frequenta formação profissional, 51% no IEFP e 12% fora do instituto. Segue-se o trabalho socialmente necessário (25,8% do total) e os Estágios Profissionais (11,3%).
 
Relativamente ao mesmo mês do ano passado, o aumento mais significativo verificou-se na formação profissional, seguindo-se os Estágios e por fim o trabalho socialmente necessário. Refira-se a propósito que o facto de o IEFP estar a privilegiar os desempregados subsidiados na formação profissional, sendo esse o critério primordial de participação em detrimento da idade, tempo de inscrição, habilitações ou necessidade de melhorar competências, está não só a retirar desempregados das estatísticas do desemprego, como a passar para o FSE despesas que são do orçamento da segurança social, o que é inaceitável.
 

Sem comentários: