22 maio 2013

Secretário-Geral da CGTP-IN recusa convite para Congresso da Corrente Sindical Socialista da CGTP-IN

Como é do conhecimento geral, realizou-se a 18 e 19 de Maio de 2013 o XI Congresso da Corrente Sindical Socialista da CGTP-IN.

A Corrente Sindical Socialista da CGTP-IN é a organização que agrupa delegados, dirigentes e activistas sindicais socialistas ou independentes que assumem um sindicalismo de classe, independente, autónomo, reivindicativo e democrático, que privilegia a proposição e a negociação, mas que assume que, para haver resultados positivos, é necessária a intervenção e a luta sindical, que são condições decisivas para defender os interesses da classe trabalhadora.

Estes sindicalistas desenvolvem a sua actividade no âmbito dos Sindicatos, Uniões e Federações da CGTP-IN e nos órgãos centrais da Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses – Intersindical Nacional.

A recusa do Secretário-Geral da CGTP-IN para participar na sessão de encerramento do Congresso assenta no facto de, oficialmente, a CGTP-IN não reconhecer as tendências sindicais, incluindo as que se expressam no seio da nossa Central”.

Na verdade, o que está aqui em causa é o não reconhecimento de organização dos trabalhadores e sindicalistas em correntes de opinião político-ideológicas, em suma, é a concretização do direito de tendência que a CGTP-IN está obrigada por lei a regulamentar, embora a maioria dominante da Central continue a impedir que seja alterado o artigo 14.º dos Estatutos.

Na preparação do XII Congresso da CGTP-IN, que se realizou em 27 e 28 de Janeiro de 2012, vários dirigentes propuseram a regulamentação do direito de tendência, com propostas concretas, sempre recusadas pela maioria dos sindicalistas comunistas.

A democracia e a unidade não podem ser meros instrumentos. É preciso concretizar a unidade em todos os momentos da vida da CGTP-IN.

Sem comentários: