23 março 2013

CGTP e CDA convergem na urgência da demissão do governo



Realizou-se, a 22 de Março, um encontro entre delegações da Direção da CGTP-IN e do Congresso Democrático das Alternativas (CDA), a pedido do CDA e no quadro das reuniões solicitadas a várias organizações sociais para apresentação da iniciativa em preparação sobre o Estado Social – a Conferência VENCER A CRISE COM O ESTADO SOCIAL E COM A DEMOCRACIA – que se vai realizar em 11 de Maio, em Lisboa.

A delegação do CDA, constituída por Henrique Sousa, Manuela Graça e Manuela Silva, da Comissão Organizadora e por José Luís Albuquerque, do grupo de trabalho sobre a Segurança Social, foi recebida por uma delegação da Comissão Executiva da CGTP encabeçada pelo seu Secretário-geral, Arménio Carlos.

A reunião decorreu com grande cordialidade e possibilitou à delegação do CDA fornecer à CGTP-IN uma desenvolvida informação sobre os objetivos e a organização da Conferência, incluindo as iniciativas preparatórias previstas, e afirmar o interesse em que a CGTP-IN e as organizações sindicais que representa possam contribuir para uma expressiva participação do mundo do trabalho nesta realização. A delegação da CGTP-IN informou também do conjunto de ações que está a desenvolver no plano da mobilização social e das instituições, incluindo no domínio da defesa do Estado Social.

A reunião permitiu igualmente um diálogo alargado sobre a grave crise social e política em que a desastrosa política de austeridade está a mergulhar o País, ao visar a desvalorização do trabalho e o desmantelamento do Estado Social em nome do défice e da dívida. Demonstrou a existência de significativos denominadores comuns, incluindo sobre a urgência da demissão deste Governo e sobre a necessidade de todas as forças sociais e políticas, no respeito da sua autonomia, procurarem convergir na mobilização cidadã contra a política de austeridade e na construção de alternativas políticas fundadas no respeito pela Constituição, na denúncia do memorando e na reestruturação da dívida pública.

Notícia retirada do site do Congresso Democrático das Alternativas

Sem comentários: