07 julho 2011

Portal Web do Centro de Arquivo e Documentação da CGTP-IN apresentado hoje em Lisboa


Fernando Gomes - Membro do Secretariado e Comissão Executiva da CGTP-IN, responsável do Departamento Cultura e Tempos Livres e Centro de Arquivo e Documentação da CGTP-IN.
Manuel Carvalho da Silva - Secretário-Geral da CGTP-IN

Na apresentação que hoje fizemos do Portal Web do Centro de Arquivo e Documentação da CGTP-IN, politicamente dependente do Departamento Cultura e Tempos Livres, da qual sou responsável, coube-me a mim fazer o enquadramento do Portal no âmbito do Projecto de Preservação, Organização e Valorização do Acervo Documental da CGTP-IN.


Os antecedentes
A CGTP-IN tem vindo a demonstrar, pelo menos desde 2005, uma preocupação crescente com a organização e preservação do seu património documental, seja ele arquivístico ou bibliográfico.

Desde então, e respeitando o que as boas práticas, vertidas em diversas normas internacionais e portuguesas, recomendam, começou-se por efectuar um estudo diagnóstico ao sistema de arquivo da CGTP-IN, em colaboração com a Direcção-Geral de Arquivos (Torre do Tombo). Ou seja, procurou-se identificar quais os procedimentos arquivísticos existentes nesta instituição, as suas virtudes, as suas lacunas; posto o que se elaborou uma proposta de intervenção. A proposta recomendava, sobretudo, que se começasse por organizar o arquivo corrente, criando um plano de classificação, constituindo-se, deste modo, uma ferramenta que nos iria permitir desenvolver, desde a raiz, uma organização que possibilitaria evitar perdas de documentação e facilitaria a sua recuperação/pesquisa, quando necessário, e uma tabela de selecção.

Esta proposta de intervenção chamava, também, a atenção para o estado de conservação de alguma documentação à guarda da CGTP-IN. As preocupações maiores recaíam sobre a colecção audiovisual, nomeadamente as bobines fílmicas, cuja degradação era evidente, sobre o arquivo fotográfico e sobre a colecção sonora. Todo este material se encontrava em locais pouco apropriados, em condições ambientais inadequadas (humidade relativa e temperatura muito elevadas) e apresentavam sinais evidentes de degradação.

Relativamente à colecção audiovisual, procedeu-se, em protocolo celebrado com o Arquivo Nacional das Imagens em Movimento (ANIM), Cinemateca Portuguesa, à conservação e digitalização do conteúdo das bobines fílmicas, grande parte das quais remontava à década de 1970. Ficou a faltar o tratamento da restante colecção, em formato U-Matic, Betacam e VHS (c. 1000 cassetes).

No que respeita a restante documentação cujo estado de conservação inspirava maiores cuidados (arquivo fotográfico, colecção sonora e colecção de cartazes), o seu tratamento foi considerado prioritário no Projecto de Preservação, Organização e Valorização do Acervo Documental da CGTP-IN (Setembro 2009 – Agosto 2011).


Preservação e Organização
Em 2009 candidatámo-nos, com sucesso, ao Programa Operacional do Potencial Humano (POPH) com um projecto na área da gestão documental.

A preocupação fundamental foi assegurar a preservação dos materiais que inspiravam maiores cuidados e os resultados a que, a partir de hoje, poderão ter acesso, reflectem essa prioridade.

Assim, e de forma muito breve, o Projecto contemplou as seguintes áreas, com os seguintes objectivos:

Arquivo fotográfico

Inventariação de cerca de 88 000 negativos;
Conservação de 12 000 negativos;
Digitalização e descrição de 1200 negativos.


Colecção de cartazes
Selecção, inventariação, catalogação e digitalização de 1194 cartazes.


Colecção de jornais/revistas Alavanca
Digitalização da totalidade da colecção, que conheceu uma periodicidade e formatos diversificados e cujas datas extremas medeiam entre Dezembro de 1974 e Abril/Maio de 1996.


Arquivo de História Oral
Realização de 30 entrevistas a antigos e actuais dirigentes sindicais, com registo audiovisual, focando-se, cronologicamente, no período entre 1970, ano de fundação da Intersindical, e 1977, ano em que se realizou o 2.º Congresso da CGTP-IN, o Congresso de Todos os Sindicatos;

Transcrição, edição e descrição das entrevistas;

Um dos objectivos fundamentais desta actividade consistia em colmatar, de alguma forma, as lacunas documentais entretanto detectadas para o período cronológico em causa;

Outro objectivo fundamental é o de lançar as bases de um arquivo de história oral do movimento sindical português.


Valorização
Porque queríamos associar ao Projecto uma importante componente de valorização do acervo em tratamento, que potenciasse a divulgação do trabalho em curso e, sobretudo, desse a conhecer o acervo documental de que a CGTP-IN é detentora, associámos ao trabalho de preservação e organização um conjunto de actividades que pretendiam ir ao encontro destes objectivos.

Exposição comemorativa do 40.º aniversário da CGTP-IN
Patente ao público entre 3 e 11 de Dezembro de 2009, na Praça Luís de Camões, em Lisboa;
Realçava os momentos mais marcantes da história da CGTP-IN;

O material documental exposto teve origem, na sua quase totalidade, no Centro de Arquivo e Documentação da CGTP-IN e no trabalho desenvolvido no âmbito do Projecto.


Boletim CGTP Cultura
Trata-se de um boletim editado pelo departamento de Cultura e Tempos Livres e que tem como objectivo central a divulgação da actividade desenvolvida neste âmbito;

Usámo-lo, no contexto do Projecto, como meio de informação sobre o desenvolvimento dos trabalhos.


Edição do livro "Contributos para a História do Movimento Operário e Sindical: das raízes até 1977"
Lançado a 27 de Janeiro, no Museu da Electricidade, em Lisboa;

Tem como autores antigos dirigentes sindicais, que deixaram o seu testemunho sobre o período que vai de 1970 a 1977, testemunhos esses antecedidos de uma síntese historiográfica do percurso do movimento operário e sindical entre 1838 e 1970;Uma parte significativa das fontes consultadas teve como base a documentação custodiada pela CGTP-IN.


Edição do livro CGTP-IN: 40 anos de luta com os trabalhadores (1970-2010)
Trata-se de uma selecção, organizada por José Ernesto Cartaxo, dos principais acontecimentos que marcaram os quarenta anos de história da CGTP-IN, divididos em três grandes temáticas: a Fundação da Intersindical e as principais acções, lutas e iniciativas de carácter central e nacional, os primeiros de Maio, as greves gerais e os congressos;

O livro é amplamente ilustrado com cartazes, fotos e outros documentos com origem, na sua quase totalidade, no Centro de Arquivo e Documentação.


Portal do Centro de Arquivo e Documentação
Finalmente, a porta de entrada para o Centro de Arquivo e Documentação e os resultados destes dois anos de Projecto – o Portal do Centro de Arquivo e Documentação, e cujos conteúdos serão apresentados pelo Filipe Caldeira.

Quero agradecer à equipa que ao longo dos últimos anos trabalhou comigo afincadamente, nas diversas actividades do Projecto.


Desde logo ao Filipe Caldeira (Técnico Superior de Arquivo) fundamental em toda a actividade do Departamento de Cultura e Tempos Livres e do Centro de Arquivo e Documentação. É por ele que passa toda a coordenação técnica, não só deste projecto, mas também de toda a actividade que organizamos na Cultura e Tempos Livres.

À Sónia Duarte (Técnica-adjunta de documentação) que na área bibliográfica é quem comanda as operações, tendo a seu cargo toda a descrição dos cartazes.

À Mónica Rogério (Técnica-superior Arquivo), como invejo a sua paciência. Por ela passaram cerca 88 mil negativos fotográficos. Seleccionou 12 mil para conservação e está a descrever cerca de 1200 que serão colocados no site.


À Sílvia Correia, recém Doutorada, responsável pela preparação e recolha dos testemunhos orais a mais de 30 antigos e actuais dirigentes da CGTP-IN e que poderão encontrar excertos no Portal.


Neste trabalho, uma palavra especial ao Secretário-Geral da CGTP-IN, Manuel Carvalho da Silva, pelo seu empenho na criação de memória para as novas gerações de dirigentes sindicais. 


Nas diversas componentes deste projecto muitas outras colaborações houve, mas para a criação deste Portal, um agradecimento especial ao Prof. Universitário, Rafael António, que nos ajudou a transformar esta ferramenta em algo único a nível nacional.



3 comentários:

Anónimo disse...

Fernando,
Ficou a faltar a referência à pessoa que coordenou todo o projecto e que coordena toda a área da Cultura e Tempos Livres e Centro de Arquivo e Documentação: Fernando Gomes. Porque soube aceitar o desafio de dar os primeiros passos numa área difícil e para a qual o trabalho de sensibilização se afigura, ainda, hercúleo. Conduziu-o todo o processo com determinação, com empenho, com firmeza, em prol da memória deste colectivo, deste grande colectivo que é a CGTP-IN e todos aqueles que representa!
Filipe Caldeira

José disse...

Muito bom! Gostei bastante, sem duvida um projecto de grande valor e de inovação com a combinação ideal de tecnologias de código livre! Acredito que esta plataforma servirá de referencia para muitos e impulsionará o desenvolvimento de novos projectos!
Parabéns a ti e aos teus colegas!
Abraço

Fernando disse...

Obrigado a ambos pelas palavras que aqui deixaram.

Abraços