10 julho 2011

António José Seguro debate com militantes no Alentejo


António José Seguro considera que renovar o Partido Socialista e reformar Portugal são duas grandes prioridades. Em debates promovidos com militantes no Alentejo, onde esteve hoje, dia 10 de Julho, em Portalegre e Beja, o candidato à liderança do PS falou «numa grande mudança a fazer no interior do partido, induzindo uma cultura de participação de todos os militantes». E deu um exemplo: «Os órgãos nacionais do PS passarão a reunir em várias regiões do país e não apenas em Lisboa. Utilizaremos um critério político para a escolha dos locais de reunião, em articulação com as respectivas federações, com o PS/Açores, com o PS/Madeira e concelhias. Porque um PS mobilizado tem que contar com os militantes e com os seus órgãos representativos», clarificou.

 Foto de Ricardo Oliveira

Se para o partido defende a renovação, para Portugal, António José Seguro pretende introduzir uma agenda reformista. «Necessitamos de um Estado forte, eficaz e moderno, com novas formas de organização, sem nunca perder as suas funções sociais», explicou.

Em relação à Europa, o candidato mostrou-se descontente com a actual realidade. «A Europa nasceu como um projecto de solidariedade e de coesão social e territorial. E não e isso que temos hoje, mas sim cada Estado a tratar a tratar de si», disse, acrescentando que urge «um Governo europeu económico e político com resposta para os desafios que se colocam».

A diferença de opiniões soma e fortalece o PS», esclareceu. Seguro lembrou ainda que «o novo ciclo está virado para o futuro, sem que deixemos de aprender com os erros do passado, no sentido de revitalizar o PS com base numa plataforma alargada para a construção da alternativa política». Para Seguro, há que promover «uma liderança colegial, capaz de ouvir para depois decidir, daí ser meu objectivo fomentar o pluralismo no debate e a unidade na acção, dar voz a cada um dos militantes e mobilizá-los para que possam dar o seu contributo político porque a riqueza do PS está nos seus militantes e simpatizantes. 

 Foto de Ricardo Oliveira

Sem comentários: