27 janeiro 2011

A minha intervenção na abertura da Sessão de apresentação do livro "Contributos para a história do movimento operário e sindical: das raízes até 1977"


CONTRIBUTOS PARA A HISTÓRIA DO MOVIMENTO OPERÁRIO E SINDICAL: DAS RAÍZES ATÉ 1977
SESSÃO DE LANÇAMENTO
MUSEU DA ELECTRICIDADE
27 Janeiro de 2011
18H00

NOTA DE ABERTURA

Esta obra foi idealizada, desde o início, em estreita ligação com o programa de actividades subjacente ao Projecto de Preservação, Organização e Valorização do Acervo Documental da CGTP-IN, em desenvolvimento desde Setembro de 2009. Deste programa destacamos não só a preservação e organização do arquivo fotográfico, das colecções de cartazes, sonora e audiovisual e da documentação textual, bem como, a criação de um fundo de testemunhos orais. Nesse sentido, a edição desta obra seria uma forma de valorizar todo este trabalho, na medida em que boa parte das fontes primárias utilizadas, pelos seus autores, têm origem neste arquivo.
Mais valorizado sairia, ainda, o resultado deste trabalho se esta obra fosse, como não poderia deixar de ser, pela sua natureza, associada ao programa comemorativo do 40.º aniversário desta Central, celebrado a 01 de Outubro de 2010.
A importância desta obra, que o Secretário-Geral da CGTP-IN irá apresentar, torna-se, nos dias de hoje, ainda mais importante, na medida em que poderá contribuir para a formação de uma nova geração de quadros sindicais. Saberemos para onde temos que caminhar, se soubermos de onde vimos.
Este livro contém duas vertentes essenciais: uma de teor mais historiográfico, outra de cunho mais pessoal e testemunhal, que inevitavelmente tinha que estar presente, dado que todos os seus autores viveram e foram protagonistas do período em questão, isto é, da fundação da Intersindical até ao ano de 1977. Portanto, pensamos, assim, com esta obra dirigirmo-nos a um público-alvo abrangente, desde o académico, obviamente aos dirigentes e funcionários sindicais, aos trabalhadores, aos que testemunharam aquele período e mesmo até aos mais jovens.

Para terminar, gostaríamos de agradecer:
Aos presentes por responderem positivamente ao nosso convite;
À Fundação EDP - Museu da Electricidade, por esta parceria para a apresentação do Livro.
À Formiga Amarela, Mário Rui;
À Comunicação social que ontem e hoje anteciparam este lançamento e aos que hoje aqui estão presentes;
À Fotolitaria: pela qualidade que sempre coloca nos seus trabalhos, polvilhada pelo esforço e sacrifício que, por vezes, há necessidade de empregar para cumprir os prazos apertados em que têm que realizar os nossos trabalhos;
À Dinalivro - Distribuidora Nacional de Livros, que fará a distribuição desta publicação;
Aos Autores, o empenho, a colaboração e a disponibilidade que sempre tiveram ao longo de todo o processo editorial, revelando o seu inabalável compromisso com o projecto Unitário que é a CGTP-IN.
Porque esta iniciativa se enquadra nas comemorações dos 40 anos da CGTP-IN, permitam-nos que aproveitemos este momento para saudar as trabalhadoras e os trabalhadores da CGTP-IN que ao longo destas 4 décadas contribuíram, e continuam a contribuir, para a sua construção;

Queremos também deixar uma saudação especial de respeito e admiração a todas e todos os dirigentes sindicais, que se empenharam e continuam a empenhar-se, com sacrifícios pessoais e familiares, mas que com firmeza, com convicção, lutaram para a melhoria das condições de vida das trabalhadoras e trabalhadores em Portugal e no mundo.
Hoje, mais do que nunca, é preciso valorizar e realçar os protagonistas do mundo do trabalho que lutaram e continuam a lutar, por uma sociedade mais justa e solidária.
Tal como esta obra revela, é preciso valorizar, ainda, o contributo histórico da Intersindical para  o fim da Ditadura e a construção da Democracia em Portugal.

Fernando Gomes
Comissão Executiva do CN da CGTP-IN
Cultura e Tempos Livres
Centro de Arquivo e Documentação
 
 

Sem comentários: