25 janeiro 2011

APRESENTAÇÃO DO LIVRO “CONTRIBUTOS PARA A HISTÓRIA DO MOVIMENTO OPERÁRIO E SINDICAL: DAS RAÍZES ATÉ 1977”


No âmbito das comemorações do seu 40.º aniversário, a Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses – Intersindical Nacional (CGTP-IN), editou o primeiro volume da obra intitulada Contributos para a História do Movimento Operário e Sindical: das raízes até 1977.

Este primeiro volume encontra-se dividido em quatro partes.

A primeira, da autoria de Francisco Canais Rocha, ex-dirigente sindical, primeiro coordenador da INTERSINDICAL, logo após o 25 de Abril, e historiador, aborda, num esforço de síntese, os antecedentes do movimento sindical, balizando o seu texto entre a primeira metade do século XIX (1838), época em que surgem as primeiras sociedades mutualistas, e 1970, ou seja, até às vésperas da convocatória para a primeira reunião intersindical, que se realizaria a 11 de Outubro desse ano.

A segunda, da autoria de Daniel Cabrita, José Ernesto Cartaxo e Victor Ranita, analisa o período de formação da Intersindical, passando pela fase de semiclandestinidade até ao 25 de Abril.

A terceira parte desenvolve-se até 1977, contemplando a actuação da Inter no período revolucionário, bem como, no plano interno, os seus dois primeiros congressos, realizados em 1975 e 1977 e as questões da unidade/unicidade sindical.

A quarta e última parte reúne dois textos de Kalidás Barreto e Emídio Martins, apresentando-nos duas perspectivas, dois testemunhos, um socialista, outro católico, da sua experiência sindical nestes primeiros sete anos de existência desta Central Sindical.

As três últimas partes assumem um carácter diverso. Embora o recurso às fontes arquivísticas e bibliográficas não seja descurado, o registo historiográfico da primeira parte cede um pouco ao registo testemunhal, dado que os seus autores, também eles antigos dirigentes sindicais, desempenharam um papel de relevo na Intersindical e no movimento sindical, em geral, no período que vai de 1970 a 1977. Ao mesmo tempo que interpretam as fontes, inevitavelmente acabaram por deixar expresso, também, o testemunho de quem viveu por dentro a forma como a Intersindical se foi posicionando, intervindo e evoluindo naquele período. Neste sentido, esta obra é, igualmente, pensamos, uma óptima fonte de estudo para a história recente do movimento operário e sindical, mas também para a história contemporânea do nosso país.

A sessão de apresentação do livro, decorrerá no próximo dia 27 de Janeiro, às 18h00, no Museu da Electricidade, em Lisboa, para o qual convido todos os interessados.


Sem comentários: