21 novembro 2010

Município de Marvão desenvolve projecto piloto de produção de cogumelos silvestres


Com o objectivo de potenciar a organização dos espaços florestais, numa óptica de uso múltiplo e de desenvolvimento sustentado, o Município de Marvão é promotor de um projecto-piloto de produção de cogumelos silvestres nos soutos do concelho, baseado na micorrização dos castanheiros com cogumelos do género Boletus. Trata-se de um fungo micorrízico que vive associado às raízes de certas árvores, sempre adultas, como o castanheiro e o sobreiro, entre outras.

No dia 15 de Novembro iniciaram-se os trabalhos de inoculação dos terrenos, abrangendo 53 ha distribuídos por 30 parcelas, com uma ocupação de solo dominada por povoamentos de castanheiros adultos conduzidos para a produção de castanha. A frutificação inicia-se 2 anos após a inoculação dos terrenos, podendo-se obter produções de 100 Kg/ha/ano. A produção de cogumelos está directamente relacionada com as condições climáticas e com o sistema agro-florestal implementado.

Com esta intervenção pretende-se beneficiar da simbiose existente entre estes cogumelos e os castanheiros, fomentando outro tipo de produção nos soutos para além da castanha e proteger o castanheiro de certas doenças do sistema radicular e do colo, nomeadamente da doença da tinta.

Paralelamente, pretende-se que esta actividade se possa constituir como uma alternativa económica para os Marvanenses, atendendo a que o míscaro é um recurso económico muito importante, sendo utilizado na confecção de pratos gastronómicos. 

Sem comentários: