09 outubro 2010

Facebook versus Blogues-Percursos e a esperança de um novo tempo no PS, um tempo "seguro"...


Desde que o Facebook tomou conta das nossas vidas, com uma dinâmica imparável, que os blogues esmoreceram.

Há blogues que sigo que não são actualizados há meses.

O Percursos foi criado a 10 de Agosto de 2008. Estava de férias no Algarve. Nesse dia escolhi o nome do blogue, que traduzia o conjunto de actividades que então desenvolvia, em que me empenhava.

Sobre a data já lá vão quase 26 meses, com uma média mensal de 18 apontamentos. Não está mal.

Quando o Facebook domina todas as atenções, deixo aqui novamente, e reformulada, a declaração de princípios do Percursos.

Escrevia na altura que:
"Há muito tempo que pensava em criar um Blog. Mas sempre esbarrei no tema, naquilo que queria tratar.

Afinal, as nossas vidas são o conjunto de diversos Percursos, que vão nascendo sobre aquilo que pensamos, fazemos, somos e até da forma como agimos com os outros e como nos relacionamos com a sociedade.

Os meus Percursos são vários e nem poderia ser de outra forma.

A paixão por Marvão, a política, o associativismo popular e nos últimos anos o sindicalismo são as causas sobre as quais tenho construído o meu percurso. Ah, e temos ainda outros prazeres que os percursos nos vão proporcionando, o Mar, a descoberta do mundo, o conhecimento."

Já em 2009 acrescentei aos meus Percursos o empenho na construção de uma alternativa política à Câmara Municipal de Marvão, através do Movimento por Marvão.

Na política, tal como em 2005, apoio Manuel Alegre para Presidente da República.

No PS de que sou militante, espero ardentemente por um novo tempo, um tempo em que ninguém viole os princípios do Partido, e que todos aqueles e aquelas que actualmente apoiam Sócrates não venham dizer que o líder de então é o melhor dos lideres... espero um tempo "seguro" que transmita ao país esperança e motivação para o futuro e que nos tire das contradições que actualmente nos asfixiam.

Nesta altura o maior "Percurso" da minha vida, em termos pessoais, é a frequência da licenciatura em Ciência Política, que frequento no ISCTE. Um desafio difícil de conciliar com a actividade sindical, mas que se torna um objectivo de vida. Custe o que custar.

É sobre estes Percursos que o Blog continuará a construir-se...

1 comentário:

João Roque disse...

É perfeitamente pertinente o que dizes sobre o progressivo desaparecimento da blogosfera em virtude do Facebook, o que me entristece pois são duas realidades distintas; mas há pessoas - muitas - que se viciaram de tal forma no Facebook que não têm tempo para mais nada. E a maior parte das vezes naquela rede social só há banalidades...mas enfim!
Abraço.