26 fevereiro 2010

Refeitórios dos Hospitais de Portalegre e Elvas em Greve...



As trabalhadoras dos refeitórios dos Hospitais de Portalegre e Elvas, com gestão da GERTAL - Companhia Geral de Restaurantes e Alimentação estiveram no passado dia 25 de Fevereiro de 2010 em greve, inserida numa acção de luta nacional, convocada pela FESAHT - Federação dos Sindicatos da Agricultura, Alimentação, Bebidas, Hotelaria e Turismo, com o objectivo de lutar pela revisão do contrato colectivo de trabalho, tendo em vista a não retirada de direitos.

Tanto em Portalegre como em Elvas a taxa de adesão à greve foi de 90%. Em Elvas as trabalhadoras deslocaram-se para a concentração de protesto junto à sede da Associação Patronal AHRESP em Lisboa.

Em Portalegre, as condições de trabalho, a pressão, as ameaças e assédio constante contra as trabalhadoras exercidas pela GERTAL, justificaram a presença das grevistas nas imediações do local de trabalho.

No turno da manhã a empresa GERTAL violou a greve, ao ter chamado 4 trabalhadores que estavam de folga para substituírem as grevistas.

Tendo em conta esta situação as trabalhadoras deslocaram-se à ACT - Autoridade para as Condições de Trabalho de Portalegre, no sentido de intervirem, levantando os respectivos autos de infracção.

O Sindicato de Hotelaria do Sul e as suas associadas tiveram também uma reunião com a nova Administração do Hospital, no sentido de os informar dos motivos da greve, deixando um alerta sobre as condições de pressão em que as trabalhadoras prestam o seu serviço, que as leva ao esgotamento e a problemas de saúde grave.

2 comentários:

maria silva disse...

ola Fernando eu vi este jornal,e pensei parece o Fernando,mas se calhar não´é ,afinal era ,obrigada pela visita.

Fernando disse...

Sou mesmo eu. Um dos muitos Percursos que vou fazendo na vida...