24 fevereiro 2010

Os exemplos políticos caem de podridão... "Preso político cubano morre devido a greve de fome".




O preso político cubano Orlando Zapata Tamayo morreu, ontem, no hospital Hermanos Ameijeiras, em Havana, onde estava internado.

Orlando Zapata Tamayo, de 42 anos, foi transportado na noite de segunda-feira do hospital da prisão Combinado del Este, em Havana, para o Hermanos Ameijeiras, devido a um estado de saúde "muito grave", segundo a Comissão Cubana de Direitos Humanos e Reconciliação Nacional (CCDHRN).

De acordo com a Comissão Cubana de Direitos Humanos este é o primeiro preso político cubano a morrer na prisão desde a década de 70.

Preso desde Março de 2003, realizou uma prolongada greve de fome, em protesto pelas condições da prisão, que deterioraram a sua saúde.

Zapata, considerado pela Amnistia Internacional como um preso político, foi inicialmente condenado a três anos de prisão, mas outras condenações elevaram a pena para mais de 25 anos.

O Governo cubano não reconhece a existência de presos políticos no país - cerca de 200 segundo a dissidência – por os considerar "mercenários" ao serviço dos Estados Unidos.

Fico à espera de uma vigília da esquerda Portuguesa contra esta morte...




Sem comentários: