10 novembro 2009

Sindicalismo Internacional...


Tanto post que quero colocar e tenho deixado passar os dias, em função de um conjunto de actividades em que participei e que tentei promover também na blogosfera.

O tempo tem sido passado a criar o blogue da Conferência Sindical Internacional e a actualizar o da Corrente Sindical Socialista da CGTP-IN .
.
Esta Conferência foi organizada no dia 07 de Novembro de 2009, por um conjunto de sindicatos que abrangem vários sectores de actividade e que defendem a filiação internacional da CGTP-IN na CSI - Confederação Sindical Internacional.
.
Esta Confederação desenvolve a sua acção em organismos mundiais, como forma de tentar resolver os problemas que afectam a nível local os trabalhadores, e não se ganha nada em manter a CGTP-IN isolada destas discussões, pois pelo tipo de sindicalismo que desenvolvemos, propositivo, reivindicativo e de luta por melhores direitos, podemos influenciar a CSI, com repercussões para os trabalhadores de todo o mundo.
.
A CGTP-IN, refugiando-se na discussão havida no Congresso de Fevereiro de 2008, e após a realização de um Comissão Executiva extraordinária não participou nesta Conferência. Só por ser do conhecimento público, refiro que houve nesta reunião uma votação em que as pretensões dos que defendiam a participação da CGTP-IN na Conferência, obtiveram 6 votos e a não participação 14.
.
Como se constata, as minorias em votação serão sempre derrotadas nos órgãos da Central. Já lá vai o tempo dos consensos!
.
Este é um dos grandes desafios da CGTP-IN. Como actuar sem que as minorias, sindicalistas socialistas, bloquistas, independentes, renovadores e católicos, não se sintam constrangidos pelo domínio de uma maioria de dirigentes que não corresponde à maioria sociológica dos trabalhadores filiados nos sindicatos da CGTP-IN.
.
Mas esse desafio está mais do lado da maioria de dirigentes de influência comunista, sendo certo que é preciso e urgente esta discussão em torno dos princípios da CGTP-IN.
.

Sem comentários: