27 outubro 2009

Onde pára o Plano Tecnológico? - Entraves na formação...


Aqui deixo um artigo publicado no Blogue
Classified Info que é do meu conhecimento o seu conteúdo, porque está afectar as candidaturas de organismos da qual faço parte.

"SIGO para o POPH

Neste momento encontram-se abertas as candidaturas para o POPH. Centenas de entidades do país ligadas à formação profissional encontram-se em fase de apresentação de candidaturas para os novos cursos EFA.

Estes cursos EFA, cursos de Educação e Formação de Adultos são uma das bandeiras deste governo. Tratam-se de cursos inseridos no Catálogo Nacional de Qualificações que permitem uma dupla certificação. Uma certificação ao nível das competências profissionais e outra escolar.

Esta é uma das principais políticas de combate à baixa escolaridade e uma das principais políticas de combate ao desemprego.

Milhares de desempregados estão pré-inscritos nos cursos que estão a ser objecto de candidatura, vendo neles a saída para uma situação dramática de desemprego que se agrava de dia para dia.

Então qual é o problema?

O problema é que para se poder apresentar candidatura ao POPH Eixo 2.2., têm de se registar previamente, pelas entidades proponentes, os cursos que se querem incluir na candidatura. Este registo é realizado na plataforma SIGO do GEP, entidade tutelada pelo Ministério da Educação. Após este registo é emitido um número de entrada que é posteriormente utilizado para se apresentar candidatura no SIIFSE, a plataforma do Fundo Social Europeu, na qual se apresentam as candidaturas ao POPH. Sem este n.º de registo não é possível apresentar candidaturas para os cursos EFA.

A plataforma SIGO, extremamente mal desenvolvida, devido ao elevado tráfego não permite o registo pois está constantemente em erro. Para além disso, não permite a gravação de dados, depois de se estar mais de uma hora a introduzir os dados para registo do curso, o sistema entra em “crash” e volta tudo ao início, pois ao contrário do SIIFSE do FSE, esta plataforma SIGO, não permite a gravação dos dados. Os dados só são gravados quando concluído o processo. Só que devido ao elevado tráfego e à incapacidade informática dos serviços, há mais de duas semanas que não é possível concluir os processos e logo, não é possível obter o registo dos cursos.

Isto é claustrofóbico porque o prazo para apresentação de candidaturas ao POPH encerra amanhã, dia 28, e os serviços, do SIGO, cada vez que são confrontados com as nossas dificuldades, respondem que este problema persiste, que existem muitas entidades com o mesmo problema e que vão reportar aos serviços informáticos. Abrem um processo, com um n.º de identificação, mas depois nunca o concluem. Há mais de duas semanas nisto. São muitas horas de trabalho queimadas e a previsão de que nãos era possível apresentar as candidaturas a tempo ao POPH.

O POPH, da sua parte, nada diz, não prorroga o prazo nem permite a apresentação da candidatura sem número de registo, e o governo, que construiu a bandeira e este sistema ultra burocrático de apresentação desta candidaturas, por omissão, está a contribuir para o agravamento da situação de milhares de desempregados que não terão acesso à formação profissional que poderia ser a sua principal saída para o mercado de trabalho.

Os centros de formação estão, assim, numa situação claustrofóbica, digna de um sketch do gato fedorento. É esta a política de combate ao desemprego do governo?

O POPH exige o SIGO, o SIGO não nos deixa seguir para o POPH e há duas semanas que não se resolve o problema.

Alguém nos ajuda a ajudar os desempregados do país?"

Sem comentários: