01 setembro 2009

Marvão - Festa em Honra de Nossa Senhora da Estrela

Lá vão os tempos em que a população de Marvão, de geração em geração, se organizava em Comissões de Festas, e levava a efeito os festejos populares em Honra de Nossa Senhora da Estrela, Padroeira do Concelho de Marvão.

Nos anos de 1994 e 1995, era eu Presidente da Direcção da Maruam - Associação de Jovens, quando liderámos uma dessas Comissões, em que na sua maioria estavam os Jovens de Marvão muito bem apoiados por outros habitantes da Vila com mais experiência nestas andanças.

Mas o dinheiro estraga tudo. Eis que em 1996 alguém com muito dinheiro, passa por cima desta Comissão e com o apoio da Câmara Municipal de então passa a organizar as festas.

Foi proveitoso para muitos, mas para Marvão pouco ficou... Nos últimos anos temos assistido a um constante degradar das festas, que faz com que este ano de 2009, pela primeira vez nos últimos anos não haja a festa popular, que se realizava sempre nos dias antes ou depois do 8 de Setembro.

O que temos, é o que sempre temos tido a 8 de Setembro, dia da Padroeira do Concelho. A Festa Religiosa e a Festa promovida pela Câmara Municipal.

2 comentários:

Mike disse...

Durante vários anos participei nas Festas da Sra da Estrela. Fazia parte da banda Euterpe (aqui de Portalegre) e dava música ao pessoal. :-)
Abraço.

Tong Zhi disse...

Xiiii!!!
O Mike dava música!!!
É uma pena que essas iniciativas se percam. Quem sabe se não será mais uma tarefa do MporM????