26 agosto 2009

Movimento por Marvão - Marcas de Território (4)


Na sequência da publicação dos vários eixos que constam do documento do Movimento por Marvão, que constitui um primeiro conjunto de propostas, que foi intitulado de "Marcas do Território", apresentado a 03 de Maio de 2009, deixo hoje aqui, o eixo 4.

Eixo 4 - Fixar é prioritário

Estabelecer uma verdadeira Política de Habitação, promovendo em primeiro lugar a reabilitação, e assim recuperar os fogos já degradados, sobretudo na vila de Marvão, para que a mesma se torne, novamente, uma zona habitacional e recuperar as aldeias do Concelho de Marvão, incentivando a criação de mais e melhores infraestruturas. Na nova construção, desmarcar-se da política do “betão desmedido”, mentalidade que começa a estar enraizada na sociedade portuguesa. Este plano requer um levantamento dos prédios que estão em abandono e a procura de uma resposta adequada e individualizada para o seu reaproveitamento. Deve ainda acompanhar de forma activa os processos de reabilitação, mantendo o equilíbrio entre os interesses camarários e os do próprio munícipe. É igualmente necessário fomentar o arrendamento jovem de forma a aumentar este segmento da população no Concelho de Marvão e estabelecer condições de base para as famílias jovens se fixarem no Concelho, tentando incentivar uma maior estabilidade social e financeira. Dar resposta aos munícipes com base nos programas de apoio ao arrendamento jovem a nível nacional através do Gabinete de Apoio Municipal. Criar um programa municipal de arrendamento jovem que seja mais adequado às realidades do Concelho, podendo disponibilizar-se para esse efeito algumas casas da própria Câmara para conseguir melhores resultados.

Campanha de Reutilização de Campos Agrícolas, procurando a reintrodução da actividade agrícola nos campos abandonados. Promoverá a produção de produtos agrícolas locais, preferencialmente biológicos (visto os campos terem estado abandonados e por isso com pouca ou nenhuma introdução de fertilizantes e pesticidas químicos e poluentes). A reintrodução destes produtos permitirá o consumo e conservação de alimentos para os cidadãos no Concelho e para venda ao exterior. No todo, fará com que Marvão não esteja somente dependente da actividade turística, mas sim proporcionando uma maior diversidade económica.

Procurar a Revitalização da Piscina Fluvial da Portagem, do Rio Sever e Barragem da Apartadura. A requalificação da Piscina Fluvial da Portagem seria levada a cabo com um novo pavimento e arranjo dos balneários. Devem ser criadas as condições para que nasça nos terrenos envolventes do rio uma zona para campismo e caravanismo, com acesso ao rio e à piscina fluvial. Promover a pesca desportiva na Barragem da Apartadura, criando uma zona com todas as condições, que atraia novos públicos à modalidade e rentabilizando um dos maiores recursos do Concelho de Marvão. Criação de um Clube Náutico nesta barragem, como já existiu no passado, afecto ao Desporto Escolar. Promover a prática desportiva e fazer arranjos em toda a área envolvente da barragem. Com todas estas actividades, pode ser estudada a concessão de um bar na barragem, que dinamize aquele espaço.

Sem comentários: