30 julho 2009

Movimento por Marvão - Marcas de Território (2)


Eixo 2 - Fomentar a qualificação


Desenvolvimento de Protocolos com Faculdades e Escolas Profissionais, de forma a oferecer uma vasta rede de formação, em diversas áreas, de forma a sustentar o desenvolvimento do Concelho de Marvão. Neste sentido, o MporM considera que é importante conhecer os principais interesses e necessidades da população para se tentar responder da forma mais adequada à oferta de formação. Devem-se também privilegiar, sempre que possível, os protocolos com estabelecimentos de ensino da nossa região (Universidade de Évora e Instituto Politécnico de Portalegre), que poderiam levar à criação de redes de parceria em outros campos do saber.


Criação de um Programa de Intercâmbio e Apoio à Formação, através da concessão de Bolsas de Estudo que proporcionem o apoio aos estudantes que, em virtude da sua situação económica, têm dificuldades em prosseguir os estudos nos estabelecimentos de ensino superior público, médio e escolas profissionais tutelados pelo Ministério da Educação. Será também criado um programa de intercâmbios de estágios – o projecto “Marvão IN Europa” – desenvolvido para oferecer estágios no estrangeiro a jovens do Concelho no mercado de trabalho e, por outro lado, para receber jovens de outros países nas instituições do nosso Concelho.


Apoiar a formação artística e desportiva dos Jovens, uma vez que esta é essencial no crescimento de qualquer criança, devendo a Câmara ter um papel de facilitador neste capítulo. Relativamente à Formação Musical e Artística, a Escola de Música e o Grupo de Teatro de Marvão devem ser devidamente apoiados, ajudando também o estabelecimento de protocolos que tragam outras virtudes. Apoio ao Rancho da Casa da Povo de Santo António das Areias, no seu papel de transmissão de conhecimentos comuns aos mais novos. Criação de oficinas e workshops de teatro, expressão plástica, fotografia e desenho para os mais jovens. Sustentar o papel do Grupo Desportivo Arenense na ocupação desportiva de dezenas de jovens do Concelho, bem como protocolar férias desportivas no seio desta instituição. Também as Escolas e o Desporto Escolar têm um papel muito importante como veículos de transmissão da prática desportiva, devendo, por isso, ser acompanhados neste processo.


Sem comentários: