03 junho 2009

98.ª Sessão da Conferência Internacional do Trabalho... (2)

Sobre ontem, 02.06.2009

A OIT - Organização Internacional do Trabalho, é no âmbito das Nações Unidas a única organização tripartida. Isto é, todos os seus órgãos de gestão e Conferências, são constituídos sempre por representantes dos governos, trabalhadores e patrões. Torna-se assim numa organização bastante complexa.

A OIT organiza anualmente a sua Conferência Internacional, em Genebra - Suiça, este ano com 184 países presentes.

A Conferência tem nas suas Sessões Plenárias o ponto alto, onde tomam a palavra os Presidentes, Primeiros-Ministros, Ministros e Delegados representantes trabalhadores e patrões de cada país. Este ano o delegado dos trabalhadores Portugueses é Manuel Carvalho da Silva - Secretário-Geral da CGTP-IN.

Em termos de importância temos de seguida os Grupos de interesse. Quer isto dizer que tanto os governos, trabalhadores e patrões se reúnem em grupos de interesse onde são definidas as orientações para o trabalho das Comissões.

Este ano há 4 comissões. A Comissão de aplicação das normas que verifica a violação das Convenções da OIT em vigor, a Comissão sobre HIV/SIDA, a da Igualdade de Género e a Comissão que irá abordar a actual crise.

Sobre o funcionamento das Comissões escreverei amanhã.



Edifício da OIT onde decorrem os trabalhos da Comissão aplicação de normas



Edifício das Nações Unidas cuja fachada não mostra a imensidão de espaço que ocupa. Aqui funcionam as restantes Comissões






Imagem da 1.ª reúnião do Grupo dos Trabalhadores

Sem comentários: