11 março 2009

Tiago Pereira, membro do Movimento por Marvão, nas comemorações do 10.º Aniversário da Associação Nacional do Direito ao Crédito (ANDC)...


Tiago Pereira, membro do Movimento por Marvão, nas comemorações do 10.º Aniversário da Associação Nacional do Direito ao Crédito (ANDC).

Tiago Pereira está neste momento a fazer um estágio curricular, na Associação Nacional do Direito ao Crédito, no âmbito da Licenciatura em Ciência Política que frequenta no ISCSP - Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas.


Aqui fica a notícia da edição n.º 1633 de 10 Março de 2009 do Jornal Fonte Nova

O Centro de Congressos da Câmara Municipal de Portalegre acolheu, na quarta-feira, um colóquio sobre a temática "Micro-crédito e Empreendedorismo" promovido pela Câmara Municipal e a Associação Nacional do Direito ao Crédito (ANDC). A esta sessão de trabalhos seguiu-se uma visita guiada à Galeria de São Sebastião onde, até 22 de Março, estará patente a exposição "10 anos de Microcrédito em Portugal".

Em Portalegre esteve também Mohamed Ahmed, presidente da ANDC, habitualmente denominada Microcrédito que, no ano transacto, estabeleceu uma parceria com a autarquia portalegrense e que, este ano, na comemoração dos seus 10 anos, escolheu Portalegre promover um colóquio direccionado às instituições e empresas que podem ser potenciais associados.

"Viemos aqui promover uma sessão de esclarecimento e de debate com as pessoas potenciais interessadas em recorrer ao apoio da Associação para montar o seu pequeno negócio", explicou o presidente, revelando ainda que, desde que foi estabelecida a parceria com a autarquia, "temos sentido uma maior procura dos empresários, não só da cidade, mas também de outros pontos da região".


Abordando o tema que mais marca a actualidade, Mohamed Ahmed confessou que, por vezes, a crise também "empurra" as pessoas a tomar a iniciativa e a arriscar.

"Montar o seu próprio negócio tem o seu risco, mas também pode trazer vantagens. Nós apoiamos, mas a pessoa tem de estar preparada e reunir as condições necessárias para levar o seu negócio em frente. A crise por um lado estimula as pessoas a investir e, por outro , aumenta o risco tanto nos micro como nos grandes empresários. A crise obriga as pessoas a reflectir melhor, ter ideias mais amadurecidas e a ser mais agressivas em termos comerciais", declarou o presidente, lamentando que, apesar do esforço e do dinamismo de muitos empresários, a população não tem poder de compra e, por essa razão, qualquer negócio fica afectado.

Fazendo um balanço dos 10 anos de existência da Associação, Mohamed Ahmed recordou que, aquando do seu aparecimento, nunca pensou que o crescimento real pudesse ser tão notório, mas salientou que o verdadeiro objectivo do Microcrédito foi ajudar as pessoas, não só com o apoio financeiro, mas também com o aconselhamento e o acompanhamento constante aos associados.

Exposição - Retratos dez anos de micro crédito


Na sequência do colóquio foi inaugurada, na Galeria de São Sebastião, a exposição de fotografia intitulada "Gente de Coragem", uma iniciativa da ANDC que inclui 30 quadros de micro empresários que nas, suas opções de vida, acabaram por ter sucesso. A iniciativa insere-se no 10 º Aniversário da Associação e só foi possível após convite a um grupo de jornalistas para um trabalho fotográfico e de textos colectivos que acabaram por resultar.

José Centeio, secretário-geral da ANDC disse, a propósito desta exposição, que "houve pessoas que arriscaram a criar o seu próprio emprego, uma forma de modificarem a sua vida. Penso que esta mostra é muito interessante, está num espaço maravilhoso e só foi possível porque temos um protocolo com a Câmara de Portalegre e a Caritas Diocesana.

José Centeio sublinhou ainda o facto de, através das fotos e textos, se poder tirar uma conclusão. "Estão ali histórias de muitas vidas num trabalho jornalístico que foi fundamental e com uma visão muito própria de pessoas que acabaram por ter êxito ao mudarem de vida", concluiu.

Textos de André Relvas"


Sem comentários: