30 dezembro 2008

Presépio Vivo em Marvão...


Decorreu nos dias 21, 22, 27 e 28 de Dezembro de 2008 mais uma edição do Presépio Vivo em Marvão organizado pela Maruam - Associação de Jovens.

A história deste Presépio Vivo vem dos anos 80, quando um conjunto de "senhoras" da Vila de Marvão, lideradas pela D. Joaquina Raposo organizaram a primeira edição, onde o então Agrupamento 751 do Corpo Nacional de Escutas, já extinto, deu um precioso contributo.

Creio que em 1993, e após alguns anos sem se fazer, a Maruam - Associação de Jovens, da qual eu era Presidente da Direcção, voltou a organizar o Presépio durante vários anos.

Mais tarde, foi a vez do Centro Cultural de Marvão retomar a sua organização, curiosamente ou talvez não, era eu na altura também Presidente da Direcção, já no final da década de 90.

O ano passado voltou a Maruam - Associação de Jovens a ser responsável pela sua edição, dando-lhe continuidade este ano, e eu, como figurante lá tenho estado. Umas vezes mais tempo outras menos.


No primeiro ano em que se realizou, anos 80, foi o único ano em que teve um bebé, o Américo, como "menino Jesus". Depois disso sempre tivemos um "boneco", até que, creio que no ano de 1998 ou 1999, visitou o Presépio o Bispo da Diocese de Portalegre e Castelo Branco, D. Augusto César, que nos lançou o repto de comprarmos uma imagem do menino Jesus. Lá fui eu a Fátima comprar para o Centro Cultural de Marvão a imagem que aqui se apresenta.


"José, o Menino e Maria", e o Burro lá atrás - 1.º Turno de dia 28
(Devido ao mau tempo não se conseguiu apanhar a vaca)


"José, o Menino e Maria" - 2.º Turno do dia 28


O reis magos, Gaspar, Belchior, e Baltazar, com o Ouro, Incenso e Mirra para oferecer ao Menino


O rebanho...


A choça...


Quadro central do Presépio


O Pastor e a Pastora



2 comentários:

Tongzhi disse...

Então e qual foi o teu papel?
Não há reportagem desse turno?

Fernando disse...

Não vês???
Faço de Rei Mago...