05 dezembro 2008

Educação. Vale a pena lutar!


Após alguns dias em que estive ausente de Portugal, como mostram os "posts" anteriores, li com surpresa que a Ministra da Educação, como diz o TongZhi, a D. Milú, proferiu ontem na Assembleia da Republica afirmações que davam conta da abertura para o governo alterar o sistema de avaliação dos professores a partir do próximo ano lectivo, mas dizendo ao mesmo tempo que neste ano seguiriam as avaliações.

Estas afirmações levam-me a fazer algumas considerações de ordem política:

1- O Governo considera esta situação insustentável. Mantêm as avaliações, como fachada só para não sair derrotado da situação, mas este ano não terão qualquer consequência para os professores. Nenhuma escola continuará com processos de avaliação sabendo que no ano seguinte haverá alterações.

2- Como as eleições estão a aproximar-se a D. Milú salva a face, volte ela ou não ao Governo. Se voltar será porque o PS ganhou as eleições legislativas com maioria absoluta, e aí, caros professores preparem-se, pois o modelo não andará muito longe deste. Será imposto pelo governo e ninguém terá capacidade de se opor pois o Governo sai legitimado.

3- Se o PS ganhar, mas sem maioria absoluta, então a D. Milú não fará parte do Governo. Será substituída por alguém mais suave que negociará um novo modelo de avaliação com os sindicatos. E todos e todas os\as professores/as esquecerão a D. Milú...

4- Em toda esta situação, como sindicalista que sou, tenho que afirmar, que afinal ainda vale a pena lutar....

Será assim???


1 comentário:

Tongzhi disse...

Eu acho que estás coberto de razão. Contudo, posso te dizer que se o cenário for o de maioria absoluta para o PS, então o povo tem o que merece...