26 novembro 2008

No Luxemburgo em Trabalho I... Segurança e Saúde no Local de Trabalho


Está a decorrer hoje e amanhã no Luxemburgo uma reunião do Comité Consultivo para a Segurança e Saúde no Local de Trabalho, que funciona no âmbito da Direcção-Geral do Emprego, Assuntos Sociais e Igualdade de Oportunidades da Comissão Europeia.

A reunião realiza-se no Edifício Jean Monnet que é onde funcionam os serviços da Comissão Europeia no Luxemburgo.

A minha participação decorre do facto de ter assumido na CGTP-IN a responsabilidade do Departamento de Segurança, Higiene e Saúde no Local de Trabalho. Esta representação é em nome de Portugal, que no âmbito da rotatividade existente neste género de representações, entre a CGTP-IN e UGT, cabe actualmente à CGTP-IN a indicação para este Comité.

Hoje, 26 de Novembro, decorre a reunião do Grupo dos Trabalhadores do Comité e amanhã decorrerá a reunião do Comité, que é tripartido, ou seja, onde estarão presentes os representantes dos trabalhadores, patrões e governos europeus.

O Comité Consultivo para a Segurança e Saúde no Local de Trabalho tem como função principal o aconselhamento da Comissão Europeia para as questões da Segurança, Higiene e Saúde no Local de Trabalho, tendo um papel muito importante no acompanhamento da elaboração das directivas europeias para estas áreas.

1 comentário:

Francisco d'Oliveira Raposo disse...

Caro Fernando

Navegando na NET para tentar ler o etxto do Trindade e do Ulisses - tenho estado de "molho" e ainda não tinha lido - aterrei na tua página com a sensação que conhecias as fotos de França. Se é na zona de Clemnot-Ferrand foi lá que tive uma acção profissional da RAseau Nature &Ecole na área da Educação Ambiental.
Mas o que me leva a deixar este comentário é folgar saber quem é os responsa´vel de Segurança Higine e Saúde na CGTP.
Sou Representante dos Trabalhadorees para SHS na CML, estando a acabr o mandao e havendo eleições em Janeiro. Creio que seria execelente alguma articulação e troca de ideas sobre o assunto.

Saudações Sindicais