18 novembro 2008

As contradições da Esquerda...

Num contexto de grandes contradições à esquerda, nomeadamente, na esfera do Partido Socialista, parece-me oportuno aqui deixar um excerto de um texto de Paulo Pedroso, publicado no seu Blog " Banco Corrido" e que também podemos encontrar no Blog "Canhoto".

Este texto é sobre as posições de Manuel Alegre sobre o seu descontentamento em relação a actual situação do PS e a sua reflexão sobre a possibilidade de não vir a ser candidato a deputado pelo PS.

"E Agora, José?

Acho que este Governo é, no seu melhor, a terceira volta do Programa dos Estados Gerais para a Nova Maioria, que nos deram os governos de 1995, de 1999 e este. António Guterres viu, então, que era preciso abrir o PS à direita e à esquerda para derrotar o herdeiro de Cavaco Silva ou o próprio se não tivesse desistido de ir a jogo.

Agora é José Sócrates que tem que encontrar o seu momento de máxima abertura e o próximo Programa de Governo será o primeiro genuinamente produzido pela sua liderança. Ainda acredito que saberá encontrar o seu próprio método de debate com a sociedade portuguesa e que não confundirá esse debate com sessões de propaganda mais sofisticadas que a média. Mas, se nas próximas semanas partir para essa tarefa começando por uma "lista de dispensas" ou por acolher com simpatia auto-marginalizações diversas, ainda acaba com um programa que Manuela Ferreira Leite gostasse de copiar e um entendimento para governar o país com Paulo Portas.

Esse caminho, contudo, já seria o de outro PS que não o daquele para que entrei e, então, não só compreenderia muitissimo bem que Alegre quisesse dispensar-se de tais companhias, como lhe daria razão em fazê-lo."
Publicada por Paulo Pedroso no Blog "Banco Corrido"


1 comentário:

Tongzhi disse...

"Ainda acredito que saberá encontrar o seu próprio método de debate com a sociedade portuguesa e que não confundirá esse debate com sessões de propaganda mais sofisticadas que a média."
Não sei não...
Por um lado, ele é mesmo assim, por outro, lá diz o povo - quem torto nasce, tarde ou nunca se endireita!!!