06 novembro 2020
07 agosto 2020
Nota da CGTP-IN sobre Fernanda Lapa
Foi com enorme pesar que a CGTP-IN tomou conhecimento do falecimento da actriz, encenadora e directora artística da companhia Escola de Mulheres – Oficina de Teatro, Fernanda Lapa.
A CGTP-IN homenageia a mulher de convicção indestrutível, figura incontornável do teatro português, imagem de luta e resistência, de verdade e cidadania, bem como de praticamente seis décadas de profunda dedicação à arte teatral, ao cinema e à televisão.
Fernanda Lapa teve uma vida ligada às causas dos trabalhadores, lutadora empenhada na luta pela cultura, pela liberdade, pelos direitos dos trabalhadores, em particular, dos trabalhadores das artes de espectáculos. Uma das mais conceituadas encenadoras do nosso país, dirigiu inúmeros espectáculos e levou a cena, na Escola de Mulheres, companhia que ajudou a fundar, a sua luta de sempre pela igualdade entre homens e mulheres, na vida e no teatro.
Colaborou com a CGTP-IN, nomeadamente no seu 10.º aniversário, em 1980 (ver foto), no âmbito do qual declamou poemas de José Gomes Ferreira. Combatente empenhada, era possível e natural encontrá-la em várias lutas com a simplicidade que a caracterizava, como recentemente, nas acções de luta do sindicato CENA-STE. Deixa-nos uma lutadora de causas e convicções, uma mulher e um exemplo da luta pela democracia, pela liberdade e pela cultura.
A todos os familiares e amigos, deixamos o nosso voto de pesar e de celebração pela reconhecida carreira e pelo exemplo de vida da Fernanda.
01 maio 2020
Fernando Gomes celebra o dia do trabalhador
26 março 2020
FIQUEM EM CASA...
14 fevereiro 2020
Comunicado de Imprensa n.º 02/2020: Sindicalistas Socialistas da CGTP-IN apresentam candidato alternativo a secretário-geral
Sindicalistas Socialistas da CGTP-IN apresentam candidato alternativo a secretário-geral
Os sindicalistas socialistas da CGTP-IN decidiram apresentar um candidato próprio a secretário-geral da Confederação.
Fernando Gomes
A fundamentação desta decisão dos sindicalistas socialistas é eminentemente político-sindical.
Na análise estratégica dos sindicalistas socialistas, a CGTP-IN deve, mantendo os seus princípios e objectivos, alargar a sua base de implantação com mais sindicalização e reforço da organização.
Esta estratégia implica que a independência sindical da CGTP-IN face aos partidos e as práticas de unidade e democracia sejam cada vez mais efectivadas e aprofundadas.
Ora, a conhecida e assumida militância de Isabel Camarinha na Corrente Sindical do PCP levanta sérias preocupações de que, com a sua eleição, passe a existir ainda uma maior aproximação da CGTP-IN ao PCP.
Esta é a razão objectiva que leva os sindicalistas socialistas a apresentar a candidatura de Fernando Gomes a secretário-geral, convictos de que a sua eleição permitirá concretizar os objectivos referidos.
Fernando Gomes é um sindicalista experiente, concretamente:
1) É actualmente membro do Conselho Nacional (desde 1999); da Comissão Executiva (desde 2001) e do Secretariado (desde 2004) da Confederação;
2) É membro da Direcção do Sindicato dos Trabalhadores da Hotelaria, Turismo, Restauração e Similares do Sul;
3) É coordenador da Comissão de Trabalhadores do Grupo Pestana Pousadas.
Representa, a nível nacional, a CGTP-IN:
1) No Conselho Consultivo da Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT);
2) No Conselho de Administração do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP).
A nível internacional, integra actualmente o Comité Consultivo Europeu para a Segurança e Saúde no Trabalho.
Fernando Gomes é trabalhador do Grupo Pestana Pousadas, tem 50 anos, é natural de Marvão, distrito de Portalegre.
Esta candidatura de Fernando Gomes é suportada no conjunto de propostas de alteração apresentadas para o programa de acção da CGTP-IN que hoje e amanhã serão discutidas e votadas em congresso.
Seixal, 14 de Fevereiro de 2020
O Secretariado da CSS