23 setembro 2008

Recomeçaram as aulas...

Recomeçou o desafio do estudo.

O segundo semestre do Curso de Especialização Tecnológica em Relações Laborais no ISCTE iniciou-se hoje. Aliás, neste momento estou na aula de Laboratório de Elaboração de Projectos, que se destina, a ensinar-nos a construir projectos de investigação científica.

Quando o curso começou, em Abril de 2008, tive algum receio. Mas as notas que fui tendo, as novas experiências, os desafios com que me deparei e o prazer de adquirir conhecimento, foram dissipando a minha insegurança.

Hoje começo este semestre com um novo alento, pois ainda por cima, as cadeiras que vou ter são mais interessantes.

Encaro este curso como mais um desafio de vida, sempre, mas mesmo sempre, para colocar ao serviço dos outros.

20 setembro 2008

As fotos de Amesterdão (4)


Fogo...
Que este gajo já chateia com as fotos de Amesterdão....

Mas estas serão as últimas! Mais uns passeios pelos canais com a descoberta de que em Amesterdão existem cerca de um milhão de bicicletas "estacionadas" em todos os cantos da cidade.

18 setembro 2008

As fotos de Amesterdão (2)

Aqui ficam algumas fotos das pontes de Amesterdão que encontramos ao passear pelos canais. Algumas delas servem como diques de isolamento para quando há enchentes.

16 setembro 2008

As fotos de Amesterdão (1)

Como prometido aqui deixo o primeiro post do passeio por Amesterdão com fotografias tiradas enquanto andava de barco nos canais da cidade.

Legendas para quê?

-->
As casas barco no canal

As muitas pontes sobre os canais


Agora um conjunto de fachadas de casas tradicionais...


13 setembro 2008

Passeando por Vilnius - Lituânia...


Com um tempo chuvoso, pois ainda nem vi o sol, em Vilnius, tive hoje oportunidade de passear pela cidade enquanto me deslocava para o restaurante onde as delegações presentes no seminário internacional iriam jantar.

Uma cidade interessante, com imensas obras, onde se nota uma certa prosperidade, talvez com apoio dos fundos comunitários que devido a adesão a UE tem agora direito.

Um parque automóvel de fazer inveja. Em poucos metros quadrados 5 limusinas que se alugam a hora.

As cadeias das marcas mais "chiques" de vestuário e calcado. Centros comerciais que rivalizam com os nossos.

Enfim! Um país que evolui, numa zona da Europa que acordou para o desenvolvimento enquanto Portugal parece adormecido, ou como alguém dizia, em coma profundo.

Tenho pena de não poder ilustrar com fotografias mas só quando chegar a Portugal as poderei colocar.


12 setembro 2008

Together For Health and Safety

-->
Desde Vilnius - Lituânia...
Hoje foi um dia de trabalho intenso. Sindicalistas de toda a Europa reunidos para trocar experiencias sobre Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho, e para fazer um levantamento sobre o que em cada pais se esta a organizar no âmbito desta área de trabalho sindical.
A Segurança, Higiene e Saúde, como forma de combater e evitar os riscos de acidentes de trabalho, contribuindo assim para a existência de locais de trabalho saudáveis, exigindo ao mesmo tempo o cumprimento de toda a legislação já existente.


11 setembro 2008

Em Amesterdão...


De passagem por Amesterdão, em viagem para Vilnius - Lituânia, onde irei participar numa iniciativa sobre SHST - Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho, e estando aqui cerca de 8 horas não pude deixar de fazer uma incursão por esta linda cidade de dezenas de canais, com as suas "casas barco" nas margens.

Uma linda viagem de barco pelos canais interrompida a meio para visitar o Museu Van Gogh.

O Museu Van Gogh possui a maior colecção de obras de Vincent Van Gogh, mais de 200 quadros, entre os quais se encontram algumas das mais famosas deste pintor. Este Museu também acolhe uma grande colecção de obras de arte de outros pintores e escultores do sec. XIX.

Quanto a fotografias só poderei colocar quando regressar a Portugal.


08 setembro 2008

Ser sindicalista

Nos últimos dias, deixei o trabalho político, ao nível central e fui até aos locais de trabalho. Sim. Ainda sou daqueles que de vez enquanto vai até onde estão os trabalhadores sendo massacrados por directores, gerentes e patrões sem escrúpulos, passando por cima dos direitos de quem trabalha como se isso fosse o novo, inovador, que resulta destes tempos de crise.
Tempos de crise que servem para retirar direitos e condicionarem as nossas escolhas, a nossa forma de agir, para que nos sujeitemos sem grandes ondas às regras que nos querem impor.

Ser sindicalista não é fácil nos dias de hoje. Mas não se pode desistir.
Ai dos trabalhadores se ficarem ainda mais desprotegidos sem informação que não seja a da entidade patronal.

Nesta minha incursão pelos locais de trabalho no distrito de Portalegre, informando e tentando resolver os problemas que se vão deparando, constatei as violações grosseiras que se fazem contra os direitos de quem trabalha.

Fruto do medo ninguém reage quando no passado, os mesmos trabalhadores, já lutaram pelas suas condições de vida e de trabalho. Mas hoje a crise amedronta, atemoriza, e o receio de perder o emprego, mesmo estando na condição de efectivo/a tira forças para a luta.

Nestas situações pouco podemos fazer. É preciso denunciar as atitudes de pressão, chantagem, assédio que os trabalhadores e trabalhadoras sofrem nas empresas.

Tivéssemos uma comunicação social isenta, responsável, com respeito pela dignidade de quem trabalha, e a divulgação de situações graves de violação da lei poderia ajudar a desmascarar gerentes, directores e patrões que se servem destes meios para ganhar ainda mais dinheiro.

Muito se fala da ASAE, mas quem nos dera a todos os/as trabalhadores e trabalhadoras que a Autoridade Condições Trabalho tivesse a força para impor nos locais de trabalho o respeito pelos direitos. Mas a quem interessa isso? Aos patrões? Ao Estado/Governo? Não parece... Assim tem os trabalhadores amedrontados que aceitam tudo em nome da crise.

Maldita crise...



05 setembro 2008

Manjar dos Deuses - Restaurante Los Dolmenes II Espanha


-->
Passados vários anos voltei ao local do " crime" . Por acaso à versão II do “ Los Dolmenes ”, restaurante muito bom, situado na Aceña de la Borrega, Valência de Alcántara – Espanha, muito perto da fronteira de Marvão.

Obra nova, excelentes instalações, buena comida e muita simpatia à mistura.
Fachada do Restaurante

Entrada

Ementa do Manjar dos Deuses
Bebida
Viño Taryala

Entradas
Jamón Ibérico
(não há foto porque desapareceu logo)

Aspárragos Trigueros al Roquefor
(Quase desapareciam antes da foto)


Gambas al Ajillo
Enquanto se consumiam as Gambas al Ajillo alguém exclamou:
" Só me apetece chorar "
e de seguida....
" é um verdadeiro Orgasmo Alimentício."

Prato
Chuletón de Ternera (1 Kilo )
( HHuummm... gostas não gostas JGN??? )


Sobremesa
Pijama Dolmenes e Mousse de Chocolate

Para terminar
Café Delta

Oferecido pela casa
Licores
Dros'l de Manzana Verde
e
Blanca de Navarra de Limon

Não há dúvidas, nuetros hermanos, serviram-nos muito bem. Valeu a pena entrar no restaurante errado.... e sair de lá.... Para o novíssimo " Los Dolmenes II "