27 dezembro 2015

Presépio Vivo Marvão 2015 (Vídeo 2), o regresso da velha guarda...

O Presépio Vivo de Marvão, cuja origem se deve à sempre "menina" Joaquina Raposo, já leva muitos anos de existência. Muitos de nós fomos figurantes desde a primeira hora.

Hoje, alguns da velha guarda regressámos ao Presépio. Mas no grupo da velha guarda estava o primeiro menino Jesus. O Américo Monteiro, que merece ser homenageado por esse facto e por se manter em Marvão sempre disponível para ajudar nestas iniciativas.

26 dezembro 2015

Presépio ao Vivo de Marvão (Vídeo 1)

Marvão, a Vila Natal por excelência, pelas suas características mas também pela organização histórica do Presépio ao Vivo, está mais uma vez a assinalar esta quadra natalícia e a oferecer a quem nos visita motivos de interesse.

A Maruam-Associação de Jovens, com o apoio do Centro Cultural de Marvão e da Santa Casa da Misericórdia de Marvão, organiza mais uma vez o Presépio ao Vivo, entre 26 e 28 de Dezembro de 2015, na Igreja do Espírito Santo.

23 dezembro 2015

Feliz Natal e Bom Ano 2016

Nesta quadra do Natal e passagem de ano desejo a todos os visitantes do Percursos um Feliz Natal e um próspero ano 2016.

Um ano 2016 onde a esperança de todos e todas num futuro melhor pode fazer sentido tendo em conta o quadro político e o consequente fim da austeridade que a todos e todas afectou nos últimos anos.

Festas Felizes

21 dezembro 2015

SINDICALISTAS SOCIALISTAS DA CGTP DEFENDEM ACORDO SOBRE AUMENTO SMN

APOIAMOS CONVICTAMENTE O AUMENTO DO SALÁRIO MINIMO NACIONAL (SMN) PARA 530 €
ESTE É O PRIMEIRO PASSO PARA ALCANÇARMOS OS SEISCENTOS EUROS

No âmbito da Comissão Permanente Concertação Social (CPCS) está em debate um aumento do Salário Mínimo Nacional (SMN) para 530 euros a partir de 1 de Janeiro de 2016 proposto pelo Governo de António Costa.

O aumento de 25 euros mensais (dos actuais 505 euros para os 530 euros) representa um incremento de 4.95%.

A reivindicação da CGTP-IN, que apoiamos, é que o SMN tenha o valor de 600 euros.

Este é o primeiro passo do Governo do Partido Socialista para se vir a concretizar o valor de 600 euros.

É fundamental que as confederações patronais assumam este aumento para 530 euros a partir de 1 de Janeiro e, sem dramas, resistências ou chantagens, o cumpram.

A forma como este aumento for acordado e aplicado terá naturalmente consequências positivas na concretização das próximas negociações na Concertação Social para os futuros aumentos plurianuais, até alcançarmos o SMN de 600 euros.

Com a participação de todos e sem a exclusão de ninguém, integrada numa estratégia global de negociação, a Concertação Social é um factor de progresso social.

Por isto, apoiamos convictamente o aumento do Salário Mínimo Nacional para 530€ e a celebração de um Acordo nesse sentido.

Este processo tem, porém, um factor negativo, porque toca no princípio da sustentabilidade financeira da Segurança Social – referimo-nos à continuação, em 2016, da medida de excepção da redução em 0,75 pontos percentuais da TSU das empresas para os trabalhadores que auferem o SMN.

Contudo, este factor negativo, que reivindicamos desde já que seja eliminado definitivamente em 2016, não nos impede de considerar globalmente positivo este aumento do SMN e que a sua concretização, projectando o futuro, seja fixada num Acordo de Concertação Social.


O SMN de 600 euros vem a caminho!
Sector têxtil, onde predomina o salário mínimo nacional