13 maio 2015

Quinzena gastronómica do Bacalhau em Marvão

Vai realizar-se de 16 a 31 de Maio a sexta edição da Quinzena Gastronómica do Bacalhau. 

Esta iniciativa conta com a participação de 15 restaurantes do concelho e tem como principais objetivos, promover Marvão enquanto destino gastronómico, promover os seus produtos endógenos e atrair mais visitantes.
Durante quinze dias, os 15 restaurantes aderentes vão apresentar, nas suas ementas, mais de 40 pratos de bacalhau, confecionados com azeite produzido no concelho e que podem ser acompanhadas por um bom vinho marvanense. O intuito é recriar e trazer para o quotidiano da nossa alimentação o tradicional bacalhau, prato genuíno da gastronomia portuguesa, e depois saboreá-lo com os familiares e amigos.

Lombo de bacalhau e Bacon frito em azeite “Castelo de Marvão”, Bacalhau assado com alecrim e batatinhas novas, Açorda alentejana com poejo e bacalhau, Tiborna de bacalhau, Sopa de batata com bacalhau, Bacalhau com capa de grão, Bacalhau dourado, Cataplana de bacalhau com gambas, ou Lombo de bacalhau assado com pimentos, são alguns dos pratos que poderá degustar nos restaurantes aderentes.

12 maio 2015

EXPOSIÇÃO “AD AETERNITATEM” NO MUSEU DA CIDADE ROMANA DE AMMAIA

O Museu da Cidade Romana de Ammaia inaugura, dia 15 de maio (sexta-feira), pelas 16h, uma exposição intitulada “Ad Aeternitatem. Os espólios funerários de Ammaia a partir da coleção Maçãs do Museu Nacional de Arqueologia”.

Esta exposição temporária abrange 91 peças descobertas nos terrenos desta Cidade Romana, nas primeiras décadas do séc. XX, e que fazem parte do acervo do Museu Nacional de Arqueologia. Este importante número de objetos vem complementar e valorizar o espólio permanente do Museu Cidade de Ammaia e ajudar a perceber também rituais fúnebres praticados na época romana. Uma coleção de vidros, cerâmica comum, bem como moedas e algumas pedras de anel, são alguns dos objetos que fazem parte desta coleção.

O protocolo de colaboração assinado entre a Direcção-Geral do Património Cultural (DGPC), o Museu Nacional de Arqueologia (MNA) e a Fundação Cidade de Ammaia, prevê que as peças fiquem expostas no Museu até final de 2016.

07 maio 2015

JANTARES DA HORTA (II)

Hoje decidi jantar na Pousada. 

Não o costumo fazer porque me parece ingrato para os colegas. 

É conhecida a gastronomia das Pousadas pelo seu carácter regional. Esta não foge à regra. 

Adorei o jantar! A D. Hermínia é uma excelente cozinheira. 

Pedi pêra cozida com gelado para o pequeno almoço pois é uma delicia. Não devo ser ouvido mas levo esta refeição no coração. 

Os colegas desta Pousada merecem uma palavra de estímulo. Excelente espírito entre todos e todas e se assim é felicito o Director, Ricardo Gomes. Com os pesadelos que trago de outras Pousadas foi bom estar aqui e reunir com estes trabalhadores tão longe da CT e da Empresa. 

Deixei o desafio para entre todos e todas decidirem sobre alguém para integrar a próxima Comissão Trabalhadores das Pousadas Portugal.

Muito obrigado a todos e todas.

Através da D. Fátima Silva pelo trabalho que faz nesta unidade deixo um abraço fraterno a todas e todos os/as que trabalham nesta Pousada. 

06 maio 2015

JANTARES DA HORTA (I)

Há muito que não vos aguço o apetite, pois aqui fica o primeiro jantar da Horta, Faial, Açores. 

Recomendo vivamente o @kabem todos, no andar cima, claro.

Excelente confecção. Simpatia do pessoal e vistas fabulosas...

05 maio 2015

Candidato a Presidente da República, Henrique Neto, recebido pela CGTP-IN

Henrique Neto, candidato a Presidente da República foi hoje recebido, pelas 15 horas, por uma delegação da Direcção da CGTP-IN a quem apresentou as suas propostas enquanto candidato.

01 maio 2015

GREVE DOS TRABALHADORES DO PINGO DOCE DE CASTELO DE VIDE

Neste 1.º de Maio, dia do trabalhador, nada como saber que os trabalhadores e trabalhadoras do Pingo Doce de Castelo de Vide estão em greve lutando pelos seus direitos. 

Em resposta a empresa está a violar a lei da greve com a substituição dos grevistas. 

Cabe-nos a nós consumidores ter uma atitude solidariedade não frequentando estes tipo de estabelecimento comercial por violação do direito dos trabalhadores.

Os trabalhadores, organizados no âmbito do CESP - Sindicato Comércio e Serviços de Portugal (CGTP-IN), encontram-se concentrados à porta do Pingo Doce.